Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39770
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_SérgioLuísSoaresAlmeida.pdf2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Usando o Scratch como ferramenta interdisciplinar através da programação
Autor(es): Almeida, Sérgio Luís Soares
Orientador(es): Evangelista, Tatiane da Silva
Assunto: Processo de ensino - aprendizagem
Computação na educação
Educação básica
Objetos de aprendizagem
Data de publicação: 22-Dez-2020
Referência: ALMEIDA, Sérgio Luís Soares. Usando o Scratch como ferramenta interdisciplinar através da programação. 2020. 48 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O computador ainda é utilizado na Educação apenas como meio de reprodução de atividades que anteriormente eram desenvolvidas por outros meios de comunicação como, por exemplo, exposição e criação de resumos, reprodução de trabalhos escolares e citação de trechos de livros através de blogs e sites. Os conhecimentos em computação podem ser usados de maneira que os estudantes não sejam apenas usuários das Tecnologias Digitais de Comunicação e de Informação, mas que também possam ser produtores de tecnologia. Com base na teoria do Pensamento Computacional, a inserção da computação na educação pode ser fator determinante na construção de novos conhecimentos e habilidades advindas do raciocínio lógico e da abstração de problemas. Desta forma, o Scratch, uma plataforma de programação idealizada por Mitchel Resnick para crianças a partir de oito anos de idade e criado em 2007 pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), pode ser usado para os estudos de conteúdos interdisciplinares com a inserção do estudo da computação em sala de aula e na construção de Objetos Digitais de Aprendizagem para a Educação Básica. Assim, em parceria com o Centro de Referência em Tecnologia Educacional do Recanto das Emas no Distrito Federal, foi oferecida uma formação do Scratch para professores da rede pública de ensino para incentivá-los a usar essa plataforma de maneira dinâmica e intuitiva. Em razão disso, o objetivo desse trabalho foi relatar este curso e observar como os professores e estudantes podem desenvolver projetos usando a computação e quais os benefícios que esse uso e esses projetos podem ajudar na relação ensino-aprendizagem e assim percebeu-se que o Scratch não só é uma ferramenta capaz de ser usada de forma interdisciplinar como também oferece condições para uma mudança no processo de aprendizagem e nas relações entre professores e estudantes, transformando o conhecimento em uma construção contínua.
Abstract: O computador ainda é utilizado na Educação apenas como meio de reprodução de atividades que anteriormente eram desenvolvidas por outros meios de comunicação como, por exemplo, exposição e criação de resumos, reprodução de trabalhos escolares e citação de trechos de livros através de blogs e sites. Os conhecimentos em computação podem ser usados de maneira que os estudantes não sejam apenas usuários das Tecnologias Digitais de Comunicação e de Informação, mas que também possam ser produtores de tecnologia. Com base na teoria do Pensamento Computacional, a inserção da computação na educação pode ser fator determinante na construção de novos conhecimentos e habilidades advindas do raciocínio lógico e da abstração de problemas. Desta forma, o Scratch, uma plataforma de programação idealizada por Mitchel Resnick para crianças a partir de oito anos de idade e criado em 2007 pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), pode ser usado para os estudos de conteúdos interdisciplinares com a inserção do estudo da computação em sala de aula e na construção de Objetos Digitais de Aprendizagem para a Educação Básica. Assim, em parceria com o Centro de Referência em Tecnologia Educacional do Recanto das Emas no Distrito Federal, foi oferecida uma formação do Scratch para professores da rede pública de ensino para incentivá-los a usar essa plataforma de maneira dinâmica e intuitiva. Em razão disso, o objetivo desse trabalho foi relatar este curso e observar como os professores e estudantes podem desenvolver projetos usando a computação e quais os benefícios que esse uso e esses projetos podem ajudar na relação ensino-aprendizagem e assim percebeu-se que o Scratch não só é uma ferramenta capaz de ser usada de forma interdisciplinar como também oferece condições para uma mudança no processo de aprendizagem e nas relações entre professores e estudantes, transformando o conhecimento em uma construção contínua.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.