Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Montandon, Maria Isabel | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Raquel Marques | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-28T15:49:53Z | - |
dc.date.available | 2020-12-28T15:49:53Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-28 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-31 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Raquel Marques. O teclado em grupo como alternativa para o ensino de Música a alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília - Campus Riacho Fundo. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39806 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho dedica-se à elaboração de uma proposta pedagógica de
ensino de teclado em grupo para alunos do ensino médio do Instituto Federal de
Brasília – Campus Riacho Fundo. A partir da experiência da autora como
professora do componente curricular “Arte” em cursos de ensino médio integrado
a cursos técnicos naquela instituição, percebeu-se uma demanda dos
estudantes por aulas específicas de teclado, por ser o piano o instrumento de
formação da autora. Decidiu-se, então, elaborar um projeto pedagógico de
teclado em grupo extracurricular destinado a esses alunos. Para chegar a essa
proposta, foi realizada revisão de literatura das temáticas “música e juventude”,
por se tratar de um projeto para jovens; “ensino de instrumentos em grupo”, por
se tratar de projeto de ensino de instrumento com formato em grupo, incluindo
nesta revisão a temática “ensino de piano em grupo”, por ser este o instrumento
utilizado no projeto; e “tendências do ensino de piano para iniciantes”, para
fundamentar teoricamente a proposta. Além disso, foi realizada análise de
material didático de piano para iniciantes. Ao final, foi elaborada uma proposta
pedagógica de ensino de teclado em grupo para o contexto em questão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O teclado em grupo como alternativa para o ensino de Música a alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília - Campus Riacho Fundo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teclado (Música) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino em grupo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Piano - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teclado - estudo e ensino | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work is dedicated to the elaboration of a pedagogical proposal of
group keyboard teaching to high school students of the Federal Institute of
Brasília – Campus Riacho Fundo. Based on the author's experience as a teacher
of the curricular component “Art” in high school courses integrated with technical
courses at that institution, a demand from the students for keyboard classes was
particularly perceived, since piano is the instrument that the author has studied
during her musical training. She then decided to develop an extracurricular group
keyboard pedagogical project for these students. To reach this proposal, a
literature review of the themes “music and youth” was carried out, as this was a
project designed for teenagers; “Group instrumental teaching”, as the project
involved teaching an instrument in a group setting, including in this review the
theme “group piano teaching”, as it is the instrument used in the project; and
“trends in piano teaching for beginners”, to create a theoretical base for the
proposal. In addition, an analysis of piano teaching methods for beginners was
carried out. At the end, a pedagogical proposal of group keyboard teaching was
elaborated for the context in question. | pt_BR |
dc.contributor.email | piano.raquel@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|