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dc.contributor.advisorMartins, Francisco Moacir de Melo Catunda-
dc.contributor.authorRodrigues, Daniel Röhe Salomon da Rosa-
dc.date.accessioned2020-12-29T17:54:13Z-
dc.date.available2020-12-29T17:54:13Z-
dc.date.issued2020-12-29-
dc.date.submitted2020-07-30-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Daniel Röhe Salomon da Rosa. O Édipo vai à Ópera: contribuições musicológicas para o complexo de Édipo. 2020. xxii, 712 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39818-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2020.pt_BR
dc.description.abstractÓperas edipianas foram estudadas desde um viés semiótico- psicanalítico. A revisão de literatura aborda a evolução do conceito do complexo de Édipo na obra de Freud e em autores posteriores a ele. Freud nunca realizou uma sistematização do seu conceito (kernkomplex), o que implica numa lacuna teórica. A metodologia inclui uma demonstração lógica acerca do que é a música e de como ela é composta. Além disso, foi explicada a associação livre desde uma perspectiva semiótica. Ademais, foi realizada uma explicação sobre o método comparativo que permitiu à presente tese se debruçar sobre variantes diversas do mito de Édipo – mesmo quando não se trata de Édipo. Foi realizada análise musicológico-psicanalítica de duas óperas que tratam do mito de Édipo, lançando mão de conceitos da psicanálise para além de questões acerca do desenvolvimento psicossexual da criança. Temas, motivos, termos e frases musicais foram discutidos desde uma perspectiva psicopatológica da vida cotidiana. Foi observado amplo potencial das óperas para o debate de temas clínicos e que o mito de Édipo não apenas tem diversas versões, mas que ele mesmo é uma variante de mitos mais antigos.pt_BR
dc.description.sponsorshipa Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO Édipo vai à Ópera : contribuições musicológicas para o complexo de Édipopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordComplexo de Édipopt_BR
dc.subject.keywordÓperapt_BR
dc.subject.keywordPsicanálisept_BR
dc.subject.keywordMusicologiapt_BR
dc.subject.keywordSemióticapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Oedipal operas were studies under the light of semiotic and psychoanalytic perspective. The literature review observed the evolution of the concept coined by Freud which is known as the Oedipus complex, which was also studied by many authors after him. Freud himself never systematized his theory of his kernkomplex, which means that there is a lack in the literature. Our method comprised a logical demonstration about what music is and how it is composed. Furthemore, we explained how free association can be used a tool in musical interpretation with with a semiotic approach. Moreover, we discussed the comparative method in mythography, which allowed us to interpret many versions of the Oedipus' myth - even when the variation was not strictly Oedipal. We have realized a musicological and psychoanalytic analysis about operas which deal with the Oedipus' myth. We have applied psychoanalytic concepts beyond of those related to the psicossexual developtment of the child. Themes, motives, terms and musical phrases were discussed under the guise of a psychopathology of everydaylife. We have noticed the vast potential of operas as sources for the discussion about clinical issues and that the Oedipus' myth not only is known by many different source, but that his myth is a variant of even older myths.pt_BR
dc.contributor.emailpsicologo.rohe@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Clínica (IP PCL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Culturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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