Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39821
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCastioni, Remi-
dc.date.accessioned2020-12-29T18:37:22Z-
dc.date.available2020-12-29T18:37:22Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationCASTIONI, Remi. A educação profissional e tecnológica no Brasil: modelo dual desconectado?. In: Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Caderno do Observatório Nacional do mercado de trabalho: volume 1. São Paulo: DIEESE, 2015. p. 41-60. Disponível em: https://www.dieese.org.br/livro/2016/cadernoObservatoNacionalVol1.html.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39821-
dc.description.abstractOs sistemas de formação profissional no mundo todo se dividem entre uma aproximação com o modelo alemão ou diferenciação deste. O objetivo deste texto é problematizar, à luz da experiência brasileira, que o sistema de forma-ção profissional desenvolvido ao longo dos últimos 100 anos no Brasil guarda singularidades, se comparado ao sistema alemão de formação profissional, denominado de modelo dual. No modelo dual alemão, parte da formação profissional é realizada no ambiente acadêmico e parte no mundo real das empresas. É essa combinação da formação acadêmica-profissional que confe-re ao sistema alemão qualidade na formação profissional. Diferentemente da Alemanha, o Brasil se assenta em um modelo que desconecta o elo acadêmico do profissional, embora possua ingredientes que remetam à conexão. Para dar conta desta problematização, no caso do Brasil, utilizamos como modelo de análise as interfaces que poderiam se estabelecer a partir da Lei de Aprendi-zagem. Diferente do modelo alemão, a Lei de Aprendizagem, no Brasil, está desconectada do sistema de formação profissional. A aprendizagem teria o objetivo de conectar a educação com o mundo real da produção de bens e serviço.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherDIEESEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA educação profissional e tecnológica no Brasil : modelo dual desconectado?pt_BR
dc.typeParte de livro ou capítulo de livropt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordModelo dual alemãopt_BR
dc.subject.keywordFormação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordMercado de trabalhopt_BR
dc.relation.publisherversionhttps://www.dieese.org.br/livro/2016/cadernoObservatoNacionalVol1.htmlpt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)pt_BR
Aparece nas coleções:Livros e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.