Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Freitas Filho, José Fernando Marques de | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Edna Martins dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-29T18:50:25Z | - |
dc.date.available | 2020-12-29T18:50:25Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-29 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-06 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Edna Martins dos Santos. Teatro na escola: uma experiência com o processo colaborativo. 2020. 126 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39823 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo geral desta pesquisa é descrever e refletir sobre as possibilidades de
contribuição do processo colaborativo para aquisição de atitudes colaborativas
entre os alunos de Ensino Médio de uma escola pública, ressaltando e discutindo
que dificuldades e soluções surgem ao longo de sua realização. O processo
colaborativo consiste em uma metodologia de criação compartilhada, baseada
em princípios dialógicos, em uma relação de horizontalidade com hierarquias
flexibilizadas, praticada por grupos teatrais a partir da década de 1990. Para
entendê-lo em seu contexto histórico, os seus fundamentos e potencialidade
como modo de criação compartilhada, serão discutidos autores como Antônio
Araújo, Luís Alberto de Abreu, Stela Fischer e Luiz Carlos Maciel. Tratando-se
de uma pesquisa realizada em âmbito escolar, faço um relato de minha
experiência como professora de artes cênicas em turmas de Ensino Médio nas
quais eram aplicados alguns princípios do processo colaborativo, bem como uma
reflexão sobre o significado da palavra “experiência” através do estudo de John
Dewey e Jorge Larrosa. Para tal investigação foi realizada a análise de uma
montagem teatral com alunos do 2o ano do Ensino Médio de uma escola pública
de Santa Maria, cidade próxima de Brasília, utilizando o processo colaborativo
como estratégia metodológica. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Teatro na escola : uma experiência com o processo colaborativo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro colaborativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo criativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criação compartilhada | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The general objective of this research is to describe and reflect on the possibilities
of contribution of the collaborative process for the acquisition of collaborative
attitudes among high school students of a public school, highlighting and
discussing what difficulties and solutions arise during its realization. The
collaborative process is a methodology of sharing creation, based on dialogic
principle in a horizontal relation with relaxed hierarchy, that has been practiced
by theatrical groups since the 1990 decade. In order to understand the
collaborative process in its historical context, its grounds and its potential as a
manner of sharing creation, this study will discuss some authors as Antônio
Araújo, Luís Alberto de Abreu, Stela Fischer and Luiz Carlos Maciel. Thus, this
research was held in a school, I have made report of my experience as a scenic
Art teacher in High School classes, in those were applied some collaborative
process principles, as well an analysis about the meaning of the word
“experience” through out the studies of John Dewey and Jorge Larrosa.
Therefore, to achieve the research it was made an analysis of a theater play with
High School second year students at Santa Maria, town near Brasília, applying
the collaborative process as a methodological strategy. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|