Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/39831
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MelissaJordanaRodriguesNaves.pdf3,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVillas Bôas, Rafael Litvin-
dc.contributor.authorNaves, Melissa Jordana Rodrigues-
dc.date.accessioned2020-12-30T10:30:10Z-
dc.date.available2020-12-30T10:30:10Z-
dc.date.issued2020-12-30-
dc.date.submitted2020-07-21-
dc.identifier.citationNAVES, Melissa Jordana Rodrigues. Proposta cênica sobre questões de gênero e censura na educação: formação do grupo Artocracia Cênica e peça Transcorpos. 2020. 81 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39831-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa analisa o processo de aplicação e os resultados de uma proposta metodológica de teatro na Escola Parque Anísio Teixeira de Ceilândia, desenvolvida entre agosto de 2018 e agosto de 2020. A pesquisa parte da seguinte indagação: como o teatro pode ser usado como ferramenta para o diálogo de enfrentamento ao combate a violências, seja de gênero, racial, social ou tantas outras que ainda fazem parte do cotidiano? A partir de uma abordagem metodológica de pesquisa e montagem, promovo um estudo aprofundado sobre a diversidade voltada às questões de gênero e ao cenário educacional brasileiro. A pesquisa pretende discutir também o projeto de lei “Escola Sem Partido”, um projeto que tem o intuito de censurar professores ao debate e ao pensamento crítico, bem como refletir sobre o combate às estruturas ideológicas na Educação, pautada por fundamentalismos religiosos em convergência com a ascensão do neoliberalismo e da extrema direita no Brasil. Nesse intuito, uma proposta dramatúrgica foi construída a partir de fragmentos dos temas em um processo colaborativo com os estudantes: a peça Transcorpos. Durante a pesquisa, colocou-se a necessidade da formação de um coletivo teatral na escola, voltado à pesquisa, ao diálogo, criação e montagem do espetáculo. O Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, foi utilizado como meio de ação e reflexão sobre os temas abordados e, principalmente, na relação entre opressor e oprimido. Usando a técnica da Quebra da Repressão, o grupo refletiu, em cena, possíveis atitudes com o intuito de não aceitar passivamente a repressão imposta por seus opressores, pensando em uma melhor forma de exercer seu direito e cidadania. A partir da formação do grupo, várias parcerias foram criadas. Essas possibilidades ampliam o fazer teatral dentro da escola e aproxima ainda mais a comunidade escolar. Desse modo, apresento o relato de experiência do processo de formação do grupo e da peça Transcorpos, assim como seus desdobramentos para os fins desta pesquisa.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProposta cênica sobre questões de gênero e censura na educação : formação do grupo Artocracia Cênica e peça Transcorpospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeatro escolarpt_BR
dc.subject.keywordEscola Parque Anísio Teixeira de Ceilândiapt_BR
dc.subject.keywordViolência de gêneropt_BR
dc.subject.keywordEscola Sem Partido (ESP)pt_BR
dc.subject.keywordViolência - prevençãopt_BR
dc.description.abstract1This research analyzes the appliance process and the results of a theater methodological proposal at Escola Parque Anísio Teixeira in Ceilândia, developed between August 2018 and August 2020. The research starts from the inquiry: how can theater be used as a tool for a violence confrontation dialogue, be it gender, racial, social or so many others that are still part of everyday life? From a methodological research approach and assembly, we intend to promote an in-depth study on diversity focused on gender issues and the Brazilian educational scenario. The research also aims to discuss the bill “Escola Sem Partido”, a project that targets to censor teachers to the debate and the critical thinking. The present study aims to reflect on the fight against ideological structures in education, guided by religious fundamentalisms in convergence with the rise of neoliberalism and the extreme-right in Brazil. To that end, a dramaturgical proposal was built from fragments of the themes in a collaborative process with the students: the theater play Transcorpos. During the research, emerged the need for the formation of a theatrical collective at school, focused on research, dialogue, creation and setting of the show. The Theater of the Opressed, by Augusto Boal, has been used as a means of action and reflection on the topics covered and, primarily, in the relation between oppressor and oppressed. Using the technique Quebra da Repressão, the group reflects, on the scene, possible attitudes in order not to passively accept the repression imposed by its oppressors, thinking about a better way to exercise its rights and citizenship. Due to the formation of the group, several partnerships were created. Possibilities that widen the theatrical activity at the school and bring the school community even closer. Thereby, I present the experience report on the process of formation of the group and the play Transcorpos, as well as its developments for the purposes of this research.pt_BR
dc.description.abstract2En esta investigación se analiza el proceso de aplicación y los resultados de una propuesta metodológica para el teatro en la Escola Parque Anísio Teixeira en Ceilândia, desarrollada entre agosto de 2018 y agosto de 2020. La investigación parte desde la pregunta: ¿cómo se puede usar el teatro como una herramienta para el diálogo para combatir la violencia, sea de género, racial, social, y muchas más que todavía son parte de la vida cotidiana? A partir de un enfoque metodológico para la investigación y el montaje, pretendemos promover un estudio en profundidad acerca de la diversidad centrada en cuestiones de género y el escenario educativo brasileño. La investigación tiene la intención de discutir el proyecto de ley “Escola Sem Partido”, um proyecto que tiene por objetivo censurar a los profesores en el debate y en el pensamiento crítico. El trabajo de investigación tiene como objetivo reflexionar sobre la lucha contra las estructuras ideológicas en la educación, guiada por los fundamentalismos religiosos en convergencia con el surgimiento del neoliberalismo y la extrema derecha en Brasil. A tal fin, se construyó una propuesta dramatúrgica a partir de fragmentos de los temas en un proceso de colaboración con los estudiantes: la pieza teatral Transcorpos. Durante la búsqueda, surgió la necesidad de la formación de un colectivo teatral en la escuela, volcado a la investigación, el diálogo, la creación y el montaje del espectáculo. El Teatro de los Oprimidos de Augusto Boal, se ha utilizado como un medio de acción y reflexión acerca de los temas tratados y, principalmente, en la relación entre opresores y oprimidos. Utilizando la técnica Quebra da Repressão, el grupo refleja, en la escena, posibles actitudes para no aceptar pasivamente la represión impuesta por sus opresores, pensando en una mejor manera de ejercer su derecho y ciudadanía. Desde la formación del grupo, se crearon varias asociaciones. Posibilidades que amplían la actividad teatral dentro de la escuela y acercan aún más la comunidad escolar. De este modo, presento el relato de la experiencia del proceso de formación del grupo e y de la obra Transcorpos, así como sus desarrollos para los propósitos de esta investigaciónpt_BR
dc.contributor.emailmelissanaves@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.