Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Braga, Jez Willian Batista | - |
dc.contributor.author | Skrobot, Vinicius Leandro | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-12T13:07:28Z | - |
dc.date.available | 2021-01-12T13:07:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-12 | - |
dc.date.submitted | 2020-08-28 | - |
dc.identifier.citation | SKROBOT, Vinicius Leandro. Avaliação e comparação de ensaios de estabilidade de óleo diesel utilizando FTIR, GC- MS e ferramentas quimiométricas. 2020. xviii, 158 f., il. Tese (Doutorado em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39880 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Química, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A estabilidade ao armazenamento do óleo diesel automotivo é um tema de grande
interesse econômico, pois sua degradação pode gerar produtos que podem danificar motores e
deteriorar a qualidade das emissões gasosas. A mistura de biodiesel ao óleo diesel trouxe novos
desafios. Os métodos de avaliação da estabilidade do óleo diesel se baseiam em diferentes
formas de estressá-lo e mensurar sua degradação, sendo de grande importância o entendimento
dos fenômenos envolvidos nesses testes e a correlação dos resultados. Em um primeiro estudo,
quatro métodos normalizados de ensaios de estabilidade foram aplicados a amostras de óleo
diesel coletadas em postos de revenda nas cinco regiões do Brasil. As alterações nas amostras
foram avaliadas por espectrometria no infravermelho médio (FTIR) e, para algumas amostras,
por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (GC-MS). Os dados foram
analisados com os modelos de Análise de Fatores Paralelos, PARAFAC, e Resolução de Curvas
Multivariadas, MCR. O modelo PARAFAC dos dados FTIR permitiu observar alterações sutis e
específicas nas amostras para cada tipo de ensaio a despeito das diferenças significativas entre
os combustíveis. De forma complementar, a aplicação de MCR nos dados de GC-MS permitiu
“separar matematicamente” classes de compostos ou espécies químicas específicas, facilitando
a avaliação dos fenômenos envolvidos nos ensaios de estabilidade. As ferramentas
quimiométricas permitiram observar que os ensaios promovem perda de compostos leves e a
oxidação de alguns componentes, especialmente os ésteres mais insaturados do biodiesel. A
forma e a extensão desses fenômenos, entretanto, variou muito de um ensaio para o outro. Os
resultados mostraram que nenhum dos ensaios de curta duração provoca fenômenos
semelhantes aos causados pelo teste de longa duração, que simula o comportamento do
combustível em campo. No segundo estudo, cinquenta amostras de óleo diesel coletadas no
Distrito Federal foram analisadas por FTIR e com o ensaio que segue a norma CEN EN 15751,
com o objetivo de criar um modelo para prever o resultado desse ensaio a partir de FTIR. Foram
testadas as ferramentas de Regressão nos Mínimos Quadrados Parciais, PLS e Regressão por
Vetores de Suporte, SVR. Infelizmente os resultados não foram satisfatórios, mostrando que a
espectrometria no FTIR, nas condições deste estudo, foi incapaz de detectar as substâncias
relevantes que afetam os resultados do ensaio de estabilidade selecionado. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação e comparação de ensaios de estabilidade de óleo diesel utilizando FTIR, GC- MS e ferramentas quimiométricas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Óleo diesel | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estabilidade de combustíveis | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de fatores paralelos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Quimiometria | pt_BR |
dc.subject.keyword | Calibração multivariada | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Storage stability of automotive diesel fuel is an issue of strong economic interest since its
degradation generates products that may harm engines and deteriorate the quality of gaseous
emissions. The mixture of biodiesel in diesel fuel brought new concerns. The test methods to
evaluate diesel fuel stability are based on different ways of stressing the fuel and measuring its
degradation, being of great value the understanding of the phenomena involved on these tests
and the correlation among the results. In a first study, four standard test methods for stability tests
were applied to diesel fuel samples collected in gas stations at the five Brazil regions. The
modifications were evaluated with Fourier transform infrared spectroscopy (FTIR) and, for some
samples, with gas chromatography-mass spectrometry (GC-MS). The data were evaluated with
Parallel Factor Analysis models, PARAFAC, and Multivariate Curve Resolution, MCR. The
PARAFAC model for FTIR data allowed to observe subtle and specific transformations for each
type of assay despite the significant differences among fuel samples. In addition, the use of MCR
in GC-MS data allowed to “mathematically separate” classes of compounds or specific chemical
species making it easier the interpretation of the involved phenomena. The chemometric tools
allowed to observe that the assays promoted the loss of light species and the oxidation of others,
specially the more unsaturated biodiesel compounds. The form and extension of those
phenomena, however, varied greatly from one assay to another. The results showed that none of
the short terms tests provoked similar phenomena to the long term one, which simulates the
behavior of the fuel in real conditions. In the second study, fifty diesel fuel samples collected in
Federal District were analyzed with FTIR and with the stability test according to CEN standard
EN 15751, aiming to create a model to estimate its results from infrared data. Partial least squares
regression, PLS, and support vector regression, SVR were tested. Unfortunately, these results
were not satisfactory, showing that FTIR spectrometry, in the conditions of this study, was not
capable of detecting the relevant substances that affect the results of chosen stability test. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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