Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de | - |
dc.contributor.author | Ortiz, Anni Marisi Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-12T18:54:27Z | - |
dc.date.available | 2021-01-12T18:54:27Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-12 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-29 | - |
dc.identifier.citation | ORTIZ, Anni Marisi Ribeiro. A prática docente de professores de Música: o contexto polivalente em Arte em Várzea Grande – MT. 2020. 156 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39889 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os professores licenciados em Música em Várzea Grande - Mato Grosso, contratados
por meio de concurso público para atuar no Ensino Fundamental anos finais, se
deparam com a realidade do ensino polivalente de Arte. Essa situação motivou esta
dissertação de mestrado, que objetiva investigar como os professores licenciados em
Música percebem sua prática pedagógico-musical no contexto polivalente em Arte nas
escolas estaduais de Várzea Grande. Para atingir os objetivos propostos, esta
investigação adota uma abordagem qualitativa e inclui contato direto com os
participantes e o contexto escolar. A geração de dados se baseia em: 1) entrevistas
semiestruturadas; 2) observação de aulas; e 3) análise de documentos - Proposta
Curricular de Mato Grosso para o ensino de Arte e plano de aula. Os participantes
desta pesquisa são duas professoras licenciadas em Música, efetivas e atuantes nas
escolas estaduais de Várzea Grande. Os resultados encontrados revelam que a
dicotomia entre formação específica em Música e atuação polivalente tem gerado
dificuldades na prática docente das professoras, como o pouco tempo disponível para
o ensino de Música. Mesmo sem a formação específica nas demais linguagens
artísticas, as professoras são constrangidas a lecioná-las. Nesse sentido, a
polivalência tem fortalecido a descaracterização do ensino de Música e das demais
linguagens do ensino de Arte. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A prática docente de professores de Música : o contexto polivalente em Arte em Várzea Grande – MT | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de Música | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - prática de ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de música | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Music teachers who were hired through a public tender process for teaching in the final
cycle of the elementary school in Várzea Grande, Mato Grosso, Brazil are confronted
with the Polyvalent teaching of arts. From that perspective, the present master’s
dissertation aims at investigating how state school music teachers from Várzea Grande
to perceive their pedagogical practice in the polyvalent context of art. The study follows
a qualitative approach, that takes into consideration the direct contact with two state
school music teachers. Data collection was conducted in three different phases: 1)
semi-structured interviews; 2) direct observation in the classroom; 3) document
analysis of Mato Grosso’s Curricular Proposal for teaching arts and lesson plans. Major
results unveil a dichotomy between the specific formation of music teachers and the
requirements of polyvalent teaching because even without specific training in other
artistic languages, teachers are required to teach them. That results in difficulties, such
as the short time available for teaching music and the lack of specific teachers’ training
in other artistic languages. In that sense, polyvalent teaching mischaracterizes music
education and other languages of arts. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|