Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/39896
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_FormacaoInicialContinuada.pdf561,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: socializando experiências exitosas do DIEM
Outros títulos: Formation of teachers who teach mathematics, teaching practice, specific didactics and socio-educational development : socializing successful experiences
Formación inicial y continua de profesores que enseñan matemáticas : socialización de experiencias exitosas del DIEM
Autor(es): Moreira, Geraldo Eustáquio
Vieira, Lygianne Batista
Fraz, Joeanne Neves
Ferreira, Weberson Campos
Teixeira, Cristina de Jesus
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1455-6646
https://orcid.org/0000-0002-2179-7210
https://orcid.org/0000-0001-8623-3769
https://orcid.org/0000-0002-3077-1004
https://orcid.org/0000-0001-8174-3735
Assunto: Educação
Professores - formação
Matemática - estudo e ensino
Data de publicação: 10-Jan-2021
Editora: Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Confresa
Referência: MOREIRA, Geraldo Eustáquio et al. Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: socializando experiências exitosas do DIEM. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, e001, 10 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e001.id865. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/865. Acesso em: 12 jan. 2021.
Resumo: Este texto tem como objetivo apresentar as ações desenvolvidas pelo grupo de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM no âmbito de um projeto de pesquisa. Os participantes foram os membros do DIEM, estudantes de graduação (Licenciatura em Pedagogia) e pós-graduação da Universidade de Brasília - UnB e professores da Educação Básica de escolas públicas do Distrito Federal. A pesquisa integra-se, epistemologicamente, no âmbito da Educação Matemática e se alicerça em multimetodologias ativas de trocas de experiências e na construção coletiva de conhecimentos para o desenvolvimento de produtos e serviços, tendo como cerne a pesquisa colaborativa. Devido à complexidade e extensão do projeto, as ações foram desenvolvidas em diversas etapas e distintos instrumentos de recolha dos dados foram utilizados. Após a obtenção dos resultados, foram realizadas atividades que contribuíram para a elaboração de artigos, livros, capítulos de livros, dissertações, teses e comunicações científicas, bem como na produção de produtos e serviços educacionais e sociais.
Abstract: This text aims to present the actions developed by the research group Dzeta Investigações em Educação Educação - DIEM as part of a research project. The participants were undergraduate students (Degree in Pedagogy) from the University of Brasília - UnB and teachers of Basic Education in public schools in the Federal District. The research is integrated, epistemologically, within the scope of Mathematical Education and is based on active multimetodologies for the exchange of experiences and on the collective construction of knowledge for the development of products and services, with the core of collaborative research. Due to the complexity and extension of the project, the actions were developed in several stages and different instruments for data collection were used. After obtaining the results, activities were carried out that contributed to the preparation of articles, books, book chapters, dissertations, theses and scientific communications, as well as in the production of educational and social products and services.
Resumen: Este texto tiene como objetivo presentar las acciones desarrolladas por el grupo de investigación Dzeta Investigações em Educação Educação - DIEM como parte de un proyecto de investigación. Los participantes fueron los miembros del DIEM, estudiantes de pregrado (Licenciatura em Pedagogia) y estudiantes de posgrado de la Universidad de Brasília - UnB y profesores de Educación Básica en escuelas públicas del Distrito Federal. La investigación se integra, epistemológicamente, en el ámbito de la Educación Matemática y se fundamenta en multimetodologías activas para el intercambio de experiencias y en la construcción colectiva del conocimiento para el desarrollo de productos y servicios, con el núcleo de la investigación colaborativa. Debido a la complejidad y extensión del proyecto, las acciones se desarrollaron en varias etapas y se utilizaron diferentes instrumentos para la recolección de datos. Luego de la obtención de los resultados, se realizaron actividades que contribuyeron a la elaboración de artículos, libros, capítulos de libros, disertaciones, tesis y comunicaciones científicas, así como en la producción de productos y servicios educativos y sociales.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Licença: (CC BY NC)
DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e001.id865
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.