Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/39947
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2001_SelmaReginaNunesOliveira.pdf13,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Mulher ao quadrado - as representações femininas nos quadrinhos norteamericanos : permanências e ressonâncias 1895 - 1990
Autor(es): Oliveira, Selma Regina Nunes
Orientador(es): Mello, Maria Therezinha Ferraz Negrão de
Assunto: Feminismo
História em quadrinho
Representação feminina
Gênero
Data de publicação: 22-Jan-2021
Referência: OLIVEIRA, Selma Regina Nunes. Mulher ao quadrado - as representações femininas nos quadrinhos norteamericanos: permanências e ressonâncias 1895 - 1990. 2001. 286 f. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2001.
Resumo: A investigação tem como objeto as representações femininas nas histórias em quadrinhos norte-americanas, publicadas no Brasil, no período compreendido entre as décadas de 30 e 90, do século XX e, como objetivo, averiguar a existência de modelos femininos básicos. O argumento norteador tem como eixo possíveis modificações das representações femininas em conjunturas históricas específicas. A pesquisa examina, analisa e compara as personagens femininas principais - a mocinha e a vilã - e também, no caso do segundo capítulo, o personagem masculino principal, o herói. Eles foram retirados de dois ou três títulos, de determinados recortes históricos - aqueles apontados pelos teóricos da área como os de maior relevância. Tendo como pressuposto teórico uma conduta interdisciplinar, o corpus selecionado considerou como referenciais um programa de reflexão que abriga categorias e noções tais como a Indústria Cultural, questões de Gênero, Representações Sociais, elementos da Análise do Discurso (AD Francesa) e a História enquanto área do saber Em tais articulações e em variadas modalizações, dimensões do cotidiano e do imaginário foram pinçadas do empírico, cenário de permanências e reelaborações no qual aquelas se configuraram mais pulsantes que estas. Como resultado, tem-se a análise de personagens, modos e hábitos cotidianos, linguajar, moda e vestuário, assim como as condições de produção que propiciaram o aparecimento dessa ou daquela história, a constituição dos discursos engendrados, as redes de sentido na qual se inscreve cada personagem e as representações neles ancoradas.
Abstract: the investigation has as object feminine roles in north-american comics, published in brazil, during the period that ran from the 30’s until the 90’s of the 20th century, and the purpose is to ascertain the existence of basic female templates. the guiding argument has, as an axis, possible modifications of the portrayals of women in specific historic conjunctures. the research tests, analyses and compares the main female characters, the good girl and the bad one and also, in the case of the second chapter, the central male character, the hero. they were depicted from two or three magazines published in historical moments pointed out by theoreticians as the most relevant ones. having as theoretically presupposed that the many departments of knowledge are interacted, the selected corpus considers as a reference a program of reflections that includes categories such as cultural industry, gender, social representations, elements from the analysis of discourse (french ad) and history as a field of knowledge. in such articulations and in different levels of modal propositions, dimensions of the imaginary and of the daily life were taken from the empirical form, which is the scenery of remanance in one hand and of re-edition in the other, a scenery in which the former turned out to be more thrilling than the latter. as a result, we have an analysis of the personages, manners and everyday customs, modes of speech, fashion and its garment, as well as the conditions of production that rendered propitious the emergence of this or that story, the constituents of a discourse engendered, the net of sense in which each character is inscribed and the depictions anchored in them.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, 2001.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.