Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Moreira, Geraldo Eustáquio | - |
dc.contributor.author | Santos, Karla Vanessa Gomes dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-28T14:10:51Z | - |
dc.date.available | 2021-01-28T14:10:51Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-28 | - |
dc.date.submitted | 2020-09-24 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Karla Vanessa Gomes dos. Práticas pedagógicas de professores das salas de recursos de Altas Habilidades/ Superdotação do Distrito Federal segundo a teoria de Joseph Renzulli. 2020. 152 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39980 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente Dissertação de Mestrado foca em investigar as práticas pedagógicas de professores de salas de recursos de Altas Habilidades/Superdotação que atuam com estudantes da área acadêmica do segundo ciclo da Educação Básica do Distrito Federal. Dessa forma, buscou-se realizar uma triangulação entre políticas públicas, estudantes que apresentam comportamento de Altas Habilidades/Superdotação e as práticas pedagógicas dos professores que atuam nas salas de recursos para esses estudantes segundo a Teoria de Joseph Renzulli. Como pressuposto básico desta dissertação, defendemos a educação como direito humano e que a inclusão deve ser pensada dentro de um projeto de educação crítica que considera todos os sujeitos que, de alguma forma, foram excluídos ou marginalizados. Propomos a educação inclusiva como um projeto de educação crítica que almeja alcançar uma educação igualitária, democrática e que respeita a diversidade. O método de estruturação escolhido para delinear a pesquisa foi o multipaper. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza aplicada, está organizada em cinco capítulos. No primeiro capítulo apresenta-se um desenho geral da pesquisa. No capítulo II é apresentada uma pesquisa documental e análise documental. Nos capítulos III e IV são apresentados resultados da pesquisa de campo cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário. Por fim, no capítulo V, são apresentadas as considerações finais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas de professores das salas de recursos de Altas Habilidades/ Superdotação do Distrito Federal segundo a teoria de Joseph Renzulli | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Renzulli, Joseph, 1936- crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Superdotação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This master's dissertation had as the main focus the “Investigation of pedagogical practices of
resource rooms teachers in the context of high abilities/giftedness students from elementary
school in the Federal District. Thus, we sought to triangulate public policies, high abilities/gifted
students and the pedagogical practices of resource rooms teachers according to Joseph
Renzulli’s Theory. As a background, we defend education as a human right and the practice of
inclusion should be thought within a critical education project that considers all the subjects who
were, somehow, excluded or marginalized. We propose inclusive education as a critical
education project that aims to achieve an egalitarian and democratic education that respects
diversity. The structuring method chosen to outline the research was the multipaper format. This
research, with a qualitative approach and applied nature, is organized in five chapters. The first
chapter presents an overview of the research design. Chapter II presents documentary
research and document analysis. Chapters III and IV present results of the field research whose
data collection instrument was a questionnaire. Finally, in chapter V, the final considerations are
presented. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:karla_arthur@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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