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dc.contributor.advisorMoreira, Geraldo Eustáquio-
dc.contributor.authorSantos, Karla Vanessa Gomes dos-
dc.date.accessioned2021-01-28T14:10:51Z-
dc.date.available2021-01-28T14:10:51Z-
dc.date.issued2021-01-28-
dc.date.submitted2020-09-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Karla Vanessa Gomes dos. Práticas pedagógicas de professores das salas de recursos de Altas Habilidades/ Superdotação do Distrito Federal segundo a teoria de Joseph Renzulli. 2020. 152 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39980-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA presente Dissertação de Mestrado foca em investigar as práticas pedagógicas de professores de salas de recursos de Altas Habilidades/Superdotação que atuam com estudantes da área acadêmica do segundo ciclo da Educação Básica do Distrito Federal. Dessa forma, buscou-se realizar uma triangulação entre políticas públicas, estudantes que apresentam comportamento de Altas Habilidades/Superdotação e as práticas pedagógicas dos professores que atuam nas salas de recursos para esses estudantes segundo a Teoria de Joseph Renzulli. Como pressuposto básico desta dissertação, defendemos a educação como direito humano e que a inclusão deve ser pensada dentro de um projeto de educação crítica que considera todos os sujeitos que, de alguma forma, foram excluídos ou marginalizados. Propomos a educação inclusiva como um projeto de educação crítica que almeja alcançar uma educação igualitária, democrática e que respeita a diversidade. O método de estruturação escolhido para delinear a pesquisa foi o multipaper. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa e natureza aplicada, está organizada em cinco capítulos. No primeiro capítulo apresenta-se um desenho geral da pesquisa. No capítulo II é apresentada uma pesquisa documental e análise documental. Nos capítulos III e IV são apresentados resultados da pesquisa de campo cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário. Por fim, no capítulo V, são apresentadas as considerações finais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas de professores das salas de recursos de Altas Habilidades/ Superdotação do Distrito Federal segundo a teoria de Joseph Renzullipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordRenzulli, Joseph, 1936- crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordSuperdotaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This master's dissertation had as the main focus the “Investigation of pedagogical practices of resource rooms teachers in the context of high abilities/giftedness students from elementary school in the Federal District. Thus, we sought to triangulate public policies, high abilities/gifted students and the pedagogical practices of resource rooms teachers according to Joseph Renzulli’s Theory. As a background, we defend education as a human right and the practice of inclusion should be thought within a critical education project that considers all the subjects who were, somehow, excluded or marginalized. We propose inclusive education as a critical education project that aims to achieve an egalitarian and democratic education that respects diversity. The structuring method chosen to outline the research was the multipaper format. This research, with a qualitative approach and applied nature, is organized in five chapters. The first chapter presents an overview of the research design. Chapter II presents documentary research and document analysis. Chapters III and IV present results of the field research whose data collection instrument was a questionnaire. Finally, in chapter V, the final considerations are presented.pt_BR
dc.contributor.emailmailto:karla_arthur@hotmail.compt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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