Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Abbad, Gardênia da Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Junio Braga Borges | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-04T14:39:59Z | - |
dc.date.available | 2021-02-04T14:39:59Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-04 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Junio Braga Borges. Avaliação dos antecedentes do comportamento empreendedor social em estudantes universitários e suas implantações para o ensino de empreendedorismo social. 2020. 111 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40021 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o intuito de possibilitar o acesso a produtos e a serviços para a parte mais vulnerável
da população e com o desejo de contrabalançar as desigualdades no mundo, surge o
empreendedorismo social. Esse vem atraindo a atenção de governos, de universidades, de
empresas e dassociedades no mundo inteiro. Diante desse movimento, que vem ganhando
relevância, esta dissertação teve por objetivo avaliar os antecedentes do comportamento
empreendedor social em estudantes universitários e suas implicações para o ensino de
empreendedorismo social. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma revisão
sistemática da literatura sobre o ensino de empreendedorismo social, de 2013 a 2018, no
Portal de Periódicos Capes, utilizando protocolo proposto por Cronin, Ryan e Coughlan
(2008) com os descritores “social entrepreneurship" e “students”. Essa busca resultou em
987 artigos que tiveram os títulos, os resumos e a introdução lidos, com vista à verificação
da aderência aos temas desenvolvidos neste trabalho. Foram excluídos todos os artigos
que tratavam do empreendedorismo social, em contextos não universitários, ou
publicados em línguas diferentes da portuguesa, da inglesa e da espanhola. Foram
selecionados, para análise, 36 artigos que tratavam de empreendedorismo social no
contexto educacional de nível superior. Após o resultado da revisão da literatura, dois
estudos com o uso de abordagem de métodos mistos foram selecionados. O primeiro
estudo, desenvolvido para suprir a lacuna identificada por meio da revisão de literatura,
compreendeu a adaptação transcultural da escala de Hockters (2017) para o contexto
brasileiro. A escala foi traduzida para a língua portuguesa e adaptada para uso, tal como
proposto por Borsa, Damásio e Bandeira (2018), em amostras de estudantes
universitários, seguindo as seguintes seis etapas: (1) tradução do instrumento do idioma
de origem para o idioma-alvo, (2) síntese das versões traduzidas, (3) avaliação da síntese
por juízes experts, (4) avaliação do instrumento pelo público-alvo, (5) tradução reversa,
(6) estudo-piloto - validação semântica. Após a finalização do estudo 1, foi realizado o
segundo estudo, que buscou evidências de validade psicométrica da escala adaptada de
Hockerts (2017). O instrumento foi em uma amostra de 303 estudantes do curso de
administração, de uma universidade pública. As respostas dos participantes aos 19 itens
da escala e aos itens de dados sociodemográficos e acadêmicos foram submetidos a
estatísticas descritivas e inferenciais (Gil, 2018). A estrutura empírica da escala adaptada
resultante de análise fatorial exploratória (rotação obliqua) da Escala de Determinantes
da Intenção Empreendedora Social e composta por seis fatores (Empatia, Obrigação
Moral, Suporte Social, Experiência Anterior, Autoeficácia e Intenção Empreendedora
Social) correspondentes aos fatores obtidos por Hockerts (2017), resultando em
evidencias satisfatórias de validade e de fidedignidade, apenas um item não ficou na
posição da escala original. Esses resultados sugerem que o instrumento pôde avaliar,
adequadamente, os construtos em língua portuguesa. Entre as contribuições desse estudo
estão a apresentação dos principais referenciais teóricos adotados pelos pesquisadores e
a produção de conhecimentos sobre um tema de grande relevância social ainda pouco
estudado: a ampliação do conhecimento sobre determinantes de intenções realizar um
empreendimento social em uma amostra de estudantes de administração de uma
universidade brasileira. Assim, a aplicação do questionário em questão se mostra uma
ferramenta eficaz para o desenvolvimento de novos estudos que possam contribuir para a
área de conhecimento do comportamento de estudantes sobre empreendedorismo social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação dos antecedentes do comportamento empreendedor social em estudantes universitários e suas implantações para o ensino de empreendedorismo social | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Empreendedorismo social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In order to provide access to products and services for the most vulnerable part of the
population and with the desire to counterbalance inequalities in the world, social
entrepreneurship emerges. This has been attracting the attention of governments, of
universities, of companies and of societies worldwide. Faced with this movement, which
has been gaining relevance, this dissertation aimed to Evaluate the antecedents of social
entrepreneurial behavior in university students and its implications for the teaching of
social entrepreneurship. To achieve this objective, a systematic review of the literature
on the teaching of social entrepreneurship was carried out, from 2013 to 2018, on the
“Portal de Periódicos” in Capes, using the protocol proposed by Cronin, Ryan and
Coughlan (2008) and the descriptors “social entrepreneurship" and “students”. This
search resulted in 987 articles that had their titles, abstracts and introduction read, in order
to verify adherence to the themes developed in this work. All articles dealing with social
entrepreneurship, in non-university contexts, or published in others languages different
than Portuguese, English or Spanish, were excluded. 36 articles dealing with social
entrepreneurship, in the higher education context, were selected for analysis. After the
result of the literature review, two studies using the mixed methods were selected. The
first study, developed to fill the gap identified through the review the literature,
understood the cross-cultural adaptation of the scale of Hockters (2017) for the Brazilian
context. The scale was translated into Portuguese and adapted for use, as proposed by
Borsa, Damásio and Bandeira (2018), in samples of university students, following the
following six steps: (1) translation of the instrument from the source language to the target
language, (2) synthesis of translated versions, (3) evaluation of synthesis by expert
judges, (4) evaluation of the instrument by the target audience, (5) reverse translation, (6)
pilot study - semantic validation. After the completion of study 1, the second study was
carried out, which sought evidence of psychometric validity of the scale adapted from
Hockerts (2017). The instrument was in a sample of 303 students of the course in
administration, of a public university. The participants responded to the 19 items on the
scale and to the socio-demographic and academic data items were subjected to descriptive
and inferential statistics (Gil, 2018). The empirical structure of the adapted scale resulting
from exploratory factor analysis (oblique rotation) of the Social Entrepreneurial Intent
Determinants Scale and composed of six factors (Empathy, Moral Obligation, Social
Support, Previous Experience, Self-efficacy and Social Entrepreneurial Intent)
corresponding to the obtained factors by Hockerts (2017), shows satisfactory validity and
reliability, only one item was not in the position of the original scale. These results suggest
that the instrument was able to adequately assess constructs in Portuguese. Among the
contributions of this study are the presentation of the main theoretical references adopted
by the researchers and the production of knowledge on a topic of great social relevance
that has not yet been studied: the expansion of knowledge about determinants of
intentions to carry out a social enterprise in a sample of business students of a Brazilian
university. Thus, the application of the questionnaire in question proves to be an effective
tool for the development of new studies that can contribute to the area of knowledge of
the behavior of students on social entrepreneurship. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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