Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40022
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_SolèneAdelineMarié.pdf5,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Estevão Chaves de Rezende-
dc.contributor.advisorBrisson, Thomas-
dc.contributor.authorMarié, Solène Adeline-
dc.date.accessioned2021-02-04T15:05:32Z-
dc.date.available2021-02-04T15:05:32Z-
dc.date.issued2021-02-04-
dc.date.submitted2020-06-03-
dc.identifier.citationMARIÉ, Solène Adeline. At the centre of the edge: the development of cross-border cultural networks in border cities between Brazil and Uruguay and France and Germany. 2020. 603 f., il. Tese (Doutorado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40022-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, 2020.pt_BR
dc.descriptionTese (doutorado)—Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, Ecole Doctorale 31 – Pratiques et Théories du Sens, Doctorat de Science Politique, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo contribuir para a compreensão de processos conducentes ao desenvolvimento de redes culturais que atravessam uma fronteira política. Baseia-se no estudo de dois casos que apresentam redes culturais transfronteiriças observáveis – a dos espaços transfronteiriços entre Brasil e Uruguai e entre França e Alemanhapara oferecer uma perspectiva transregional e latino-americana sobre uma questão que continua sendo estudada principalmente nos contextos europeu e norte-americano. Este estudo etnográfico multi-localizado está estruturado em torno do objetivo de compreender os processos e redes formais e informais que sustentam essa ação cultural, analisando a contribuição relativa dos processos liderados por instituições públicas, por agentes culturais e pela sociedade civil, bem como de práticas formais e informais. A associação dos dois casos estudados permitiu destacar três elementos em comum entre os processos evidenciados: a importância da liderança dos projetos; a influência das janelas de oportunidade; e as vantagens de projetos que envolvem um produto tangível, comercializável e perene. As seguintes características dos ecossistemas culturais em espaços transfronteiriços foram realçadas: a coexistência entre a presença e a ausência da fronteira; a combinação de dinâmicas formais e informais em jogo; a natureza marcadamente cultural das redes que sustentam as iniciativas duradouras; e a influência da marginalidade desses espaços em seu funcionamento como sistemas. Por fim, foi elaborada uma tipologia tridimensional para a análise dos elementos constituintes e das características desses sistemas.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAt the centre of the edge : the development of cross-border cultural networks in border cities between Brazil and Uruguay and France and Germanypt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordCulturapt_BR
dc.subject.keywordRedes culturaispt_BR
dc.subject.keywordEspaço de fronteirapt_BR
dc.subject.keywordRedes de relações sociaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1present research aims to contribute to the understanding of processes leading to the development, in some borderlands, of networks of cultural action which cross a political border. It was developed based on two cases which present observable cross-border networks in terms of cultural actions, that of the Brazil-Uruguay borderlands and of the France-Germany borderlands, in order to offer a transregional and Latin American perspective on an issue which is mainly studied in the European and North American contexts. This multi-sited ethnographic study is structured around the aim of understanding the formal and informal processes and networks which sustain this cultural action, looking at the relative contribution of processes led by institutions, cultural agents and the civil society as well as of formal and informal practices. The association of the two cases studied sheds light on three common aspects between the processes at work: the importance of the leadership of projects; the influence of windows of opportunity; and the advantages of projects involving a tangible, marketable and perennial product. The following characteristics of cultural ecosystems in borderlands were described: a confronting logic of presence and absence of the border; a combination of formal and informal dynamics at play; the markedly cultural nature of the networks which enable the creation of long-lasting initiatives; and an influence of the marginality of those spaces on their functioning as systems. Finally, a three-dimensional typology was elaborated for the analysis of the building blocks and characteristics of these systems.pt_BR
dc.description.abstract3Cette recherche entend apporter un éclairage sur le développement de réseaux culturels s’étendant des deux côtés d’une frontière politique. Elle s’appuie sur l’étude de deux cas présentant des réseaux et circulations d’ordre culturel -espaces transfrontaliers entre le Brésil et l’Uruguay et entre la France et l’Allemagne- pour proposer une perspective plurielle et latinoaméricaine sur ce phénomène qui reste principalement étudié dans le contexte européen et nordaméricain. Cette étude ethnographique multi-située cherche à identifier les processus et réseaux formels et informels qui soutiennent l’action culturelle, à travers l’analyse de la contribution respective des institutions, des acteurs culturels et de la société civile. La confrontation entre les deux cas étudiés met en lumière trois aspects communs entre les processus à l'oeuvre: l'importance du porteur de projet; l'influence des fenêtres d'opportunité; et les avantages des projets impliquant un produit tangible, commercialisable et pérenne. Les caractéristiques suivantes des écosystèmes culturels dans les espaces transfrontaliers sont décrites: une coexistence entre la présence et l'absence de la frontière; un mélange de dynamiques formelles et informelles; la nature profondément culturelle des réseaux qui permettent la création d'initiatives durables ; et une influence de la marginalité de ces espaces sur leur fonctionnement en tant que systèmes. Enfin, une typologie tridimensionnelle est proposée pour l'analyse des éléments constitutifs et des caractéristiques de ces systèmes.pt_BR
dc.contributor.emailsolene.marie@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Relações Internacionais (IREL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Relações Internacionaispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.