Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Alice Melo | - |
dc.contributor.author | Castro, Crislaine Ribeiro de | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-09T00:21:28Z | - |
dc.date.available | 2021-02-09T00:21:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-08 | - |
dc.date.submitted | 2020-08-28 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Crislaine Ribeiro de. Ensino Híbrido: uma proposta pedagógica sobre vírus para o ensino fundamental. 2020. 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40036 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A simplificação, a superficialidade e a falta de conexão com a realidade faz com que os alunos
se desinteressem pelo Ensino de Ciências. O Ensino Híbrido é uma metodologia que propõe
mudar a relação que muitos estudantes possuem com o Ensino, com a educação em si. Ele
propõe a aproximação entre a Educação a Distância e o ensino presencial, trabalhando com
atividades offline e online. A pesquisa aqui apresentada teve como objetivo principal analisar a
aplicação de uma sequência didática utilizando o sistema híbrido como recurso pedagógico. Para
isso, foi realizado um estudo de caso com a proposta de uma sequência didática sobre vírus para
alunos do 8o ano do Ensino Fundamental. Durante a sequência mesclamos atividades dentro da
sala de aula e atividades online, por meio do Instagram. Os resultados obtidos mostram que a
metodologia do Ensino Híbrido tem um potencial satisfatório para a melhoria do processo ensino
aprendizagem e que o uso da ferramenta Instagram pode contribuir para que a educação
participe efetivamente do cotidiano dos estudantes, uma vez que tem se tornado uma das redes
sociais mais acessadas atualmente. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensino Híbrido : uma proposta pedagógica sobre vírus para o ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino híbrido | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vírus | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instagram | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Simplification, superficiality and a lack of connection with reality make students disinterested in
Science Teaching. Hybrid Teaching is a methodology that proposes to change the relationship
that many students have with Teaching, with education itself. It proposes the approximation
between Distance Education and classroom teaching, working with offline and online activities.
The research presented here had as main objective to analyze the application of a didactic
sequence using the hybrid system as a pedagogical resource. For this, a case study was carried
out with the proposal of a didactic sequence about viruses for students of the 8th year of
Elementary School. During the sequence we mixed activities inside the classroom and online
activities, through Instagram. The results obtained show that the Hybrid Teaching methodology
has a satisfactory potential to improve the teaching-learning process and that the use of the
Instagram tool can contribute for education to effectively participate in students' daily lives, since
it has become one of the networks currently accessed social networks. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|