Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Marcello | - |
dc.contributor.author | Couto, Roberto Vinícios Lessa do | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-09T01:38:44Z | - |
dc.date.available | 2021-02-09T01:38:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-08 | - |
dc.date.submitted | 2020-08-28 | - |
dc.identifier.citation | COUTO, Vinícios Lessa do. Astronomia no Ensino Médio: uma abordagem simplificada a partir da Teoria da Relatividade Geral. 2020. xiii, 177 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40040 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação faz uma investigação acerca da possibilidade de articulação entre a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e o Programa de Filosofia para Crianças e Adolescentes de Matthew Lipman, com a finalidade de produzir uma sequência didática voltada ao ensino de tópicos de astronomia ligados à gravitação no ensino médio. Inicialmente, é realizada uma análise teórica dos referenciais citados, em que são descritos seus principais aportes e como eles poderiam se articular para o desenvolvimento de um ensino de qualidade – cognitiva e investigativamente. Tópicos de astronomia que integram a aplicação educacional são desenvolvidos, visando subsidiar a eventual formação continuada de professores interessados. A partir disso, é apresentada uma sequência didática dividida em quatro módulos: 1) gravitação universal e sistema solar; 2) relatividade geral; 3) buracos negros; e 4) lentes gravitacionais, articulando as perspectivas teórico-metodológicas da aprendizagem significativa e da constituição de pensamento de ordem superior. Ela se operacionaliza por conteúdos, atividades e formas de abordagens diversificadas, mediadas por tecnologias educacionais digitais e uma avaliação que considerou a proficiência como níveis de expressão das respectivas teorias psicológica e educacional. Como resultados da aplicação dessa sequência didática em uma turma do terceiro ano do ensino médio da rede pública do Distrito Federal, verificou-se, a partir de discussões, questionamentos, comentários e questionários realizados pelos estudantes, que os temas estudados geraram interesse pelo conteúdo, que há indicadores do desenvolvimento de suas habilidades de ordem superior e da evolução de seus conhecimentos, com indícios da ocorrência de aprendizagem significativa e mecânica. Por fim, concluiu-se que a inserção de temas ligados à astronomia e à física moderna e contemporânea são viáveis para serem tratados no ensino médio, mesmo no contexto precário de uma escola pública, em contraposição ao currículo atual de física, desgastado e baseado principalmente na física clássica e em abordagens metodológicas difusas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Astronomia no Ensino Médio : uma abordagem simplificada a partir da Teoria da Relatividade Geral | pt_BR |
dc.title.alternative | Astronomy in High School : a simplified approach from the Theory of General Relativity | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Astronomia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relatividade (Física) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sequência didática | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present dissertation investigates the possibility of articulation between David Ausubel's Theory of
Meaningful Learning and Matthew Lipman's Philosophy Program for Children and Adolescents, with
the purpose of producing a teaching unit aimed at teaching astronomy topics related to gravitation in
high school. Initially, a theoretical analysis of the mentioned references is carried out, in which their
main contributions are described and how they could be articulated for the development of quality
teaching - cognitively and investigatively. Astronomy topics that are part of the educational application
are developed, aiming to subsidize the eventual continuing education of interested teachers. From this,
a teaching unit divided into four modules is presented: 1) universal gravitation and solar system; 2)
general relativity; 3) black holes; and 4) gravitational lenses, articulating the theoretical and
methodological perspectives of meaningful learning and the constitution of higher order thinking. It is
operationalized by content, activities and diversified forms of approaches, mediated by digital
educational technologies and an evaluation that considered proficiency as levels of expression of the
respective psychological and educational theories. As a result of the application of this teaching unit in
a third year class of public high school in the Distrito Federal, it was found, from discussions, questions,
comments and questionnaires carried out by the students, that the topics studied generated interest in the
content, that there are indicators of the development of their higher order skills and the evolution of their
knowledge, with evidence of the occurrence of meaningful and mechanical learning. Finally, it was
concluded that the insertion of themes related to astronomy and modern and contemporary physics are
viable to be treated in high school, even in the precarious context of a public school, in contrast to the
current physics curriculum, worn out and based mainly in classical physics and diffuse methodological
approaches | pt_BR |
dc.contributor.email | roberto.vinicios.86@gmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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