Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da | - |
dc.contributor.author | Santos, Priscila Bastos Braga dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-09T02:29:59Z | - |
dc.date.available | 2021-02-09T02:29:59Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-08 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-28 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Priscila Bastos Braga dos. Fundamentos epistemológicos e políticos da inovação na educação e formação de professores. 2020. 191 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40045 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho dissertativo tem como eixo central a formação de professores analisada
por meio do objeto inovação. Nessa perspectiva, foram tomadas pesquisas científicas e
diretrizes políticas que balizam a inovação na educação, conjecturando uma agenda com
impacto no campo da formação de professores. Partimos da compreensão da práxis
como fundamentação para as ações teórico-pedagógicas, e, portanto, como via para a
ruptura paradigmática da formação e das finalidades educativas no modelo capitalista. A
pesquisa norteia-se pela seguinte problemática: Quais são os fundamentos
epistemológicos e políticos da inovação na educação e formação de professores? O
objetivo geral é identificar e analisar os fundamentos epistemológicos e políticos da
inovação na educação e na formação de professores, compreendendo o seu movimento
por meio das produções teóricas e dos relatórios das Organizações Multilaterais (OM).
Para este trabalho, elegemos os documentos vinculados à Organização de Cooperação e
de Desenvolvimento Econômico (OCDE), construídos pelo Centro de Pesquisa de
Inovação Educacional (CERI). Estabelecemos como base epistemológica o
Materialismo Histórico-Dialético, tomando a inovação como produto material dos
fenômenos constituídos por múltiplas determinações na estrutura político-econômica.
Para o desvelamento da realidade concreta, tomamos os pares dialéticos: aparência e
essência; conteúdo e forma; abstrato e concreto. A pesquisa foi efetivada em três etapas:
A primeira se constitui pelo levantamento bibliográfico com a realização do estado do
conhecimento e identifica nas produções teóricas as diferentes concepções da inovação
na educação e formação de professores; A segunda, na análise das produções
bibliográficas que apresentam as formas e os movimentos da inovação na educação; E,
por fim, a terceira, que elabora o levantamento e análise documental dos relatórios
emitidos pelo CERI, buscando o movimento entre as produções teóricas e as diretrizes
da organização para desvelar os fundamentos da inovação no campo. Como resultado da
análise foi possível identificar três categorias que emergiram do exercício de
desvelamento dos fenômenos: Sociedade do Conhecimento; Inovação Pedagógica e
Conceito de Inovação. As categorias identificadas nos documentos do CERI
ancoram-se na concepção filosófica humanista moderna constituindo princípios de
inovação na educação, os quais conformam a epistemologia da prática que se
estrutura em um modelo formativo individual com vistas no desenvolvimento
profissional por competências e habilidades. As inovações pedagógicas são
reconhecidas por operarem de forma instrutiva, por meio das tecnologias,
promovendo combinações metodológicas de nível incremental. Portanto, a política
da inovação na educação e formação de professores funciona como instrumento de
reestruturação social orientados pelo modelo de acumulação flexível do capital,
sendo pautados pelos critérios de sistematização da educação internacional,
visando à elevação da qualidade ligada a uma oferta básica de serviços para o
aumento da produtividade e retorno financeiro. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Fundamentos epistemológicos e políticos da inovação na educação e formação de professores | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovações educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Epistemologia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertational work has as its central axis the teacher education analyzed through
the object innovation. From this perspective, scientific research and political guidelines
were taken that guide innovation in education, conjecturing an agenda with an impact
on the field of teacher training. We start from the understanding of praxis as a
foundation for theoretical-pedagogical actions, and therefore, as a way to break the
paradigmatic formation and educational purposes in the capitalist model. The research is
guided by the following problem: What are the epistemological and political
foundations of innovation in teacher education and training? The general objective is to
identify and analyze the epistemological and political foundations of innovation in
teacher education and training understanding their movement through theoretical
productions and the reports of Multilateral Organizations (OM). For this work, we have
chosen the documents linked to Organization for Economic Co-operation and
Development (OECD), constructed by the Centre for Educational Research and
Innovation (CERI). We establish as an epistemological basis the Dialectical Historical
Materialism taking innovation as a material product of phenomena consisting of
multiple determinations in the political-economic structure. For the unveiling of
concrete reality, we take the dialectical pairs: appearance and essence; content and
form; abstract and concrete. The research was carried out in three stages: The first is
constituted by the bibliographic survey with the realization of the state of knowledge
and identifies in theoretical productions the different conceptions of innovation in
teacher education and training; The second, in the analysis of the bibliographical
productions that deal with the forms and movements of innovation in education;
Finally, the third prepares the documentary survey and analysis of the reports issued by
the CERI, seeking the movement between the theoretical productions and the guidelines
of the organization to unveil the foundations of innovation in the field. As a result of the
analysis, it was possible to identify three categories that emerged from the exercise of
unveiling the phenomena: Knowledge Society; Pedagogical Innovation and Innovation
Concept. The categories identified in the CERI documents focus on the modern
humanist philosophical conception constituting principles of innovation in
education, which form the epistemology of practice that is structured in an
individual formative model with a view to professional development by skills and
abilities. Pedagogical innovations are recognized for operating in an instructive
manner, through technologies, promoting methodological combinations of
incremental level. Therefore, innovation policy in teacher education and training
functions as a tool for social restructuring driven by the flexible capital
accumulation model, being guided by the criteria of systematization of
international education aiming at increasing quality linked to a basic offer of
services to increase productivity and financial return. | pt_BR |
dc.contributor.email | priscilabbragast@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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