Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Safons, Marisete Peralta | - |
dc.contributor.author | Costa, Alisson Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-12T16:28:54Z | - |
dc.date.available | 2021-02-12T16:28:54Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-12 | - |
dc.date.submitted | 2020-08-14 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Alisson Vieira. Projetos e Programas de atividade física para pessoas idosas nas Universidades Públicas brasileiras : um panorama geral. 2020. 80 f., il. Tese (Doutorado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40063 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Investigar a estrutura dos projetos/programas existentes nas Universidades públicas
brasileiras; identificar semelhanças e divergências e apontar indicadores para formulação de
novas propostas. Método: Pesquisa quali-quantativa do tipo exploratório-descritiva. O universo
deste estudo foi composto por 109 universidades públicas brasileiras, os dados foram
coletados por meio de instrumento online com uma amostra de 54 coordenadores de
programas e foram analisados por meio de estatística descritiva com frequência absoluta e a
parte qualitativa do estudo se deu por meio da técnica de análise de conteúdo proposta por
Bardin. Resultados: Encontramos semelhanças quanto às estratégias de ensino para pessoas
idosas de acordo com o que prescreve a literatura científica. Os programas/projetos ofertam
atividades físicas de acordo com as condições de espaço, material e pessoal. Nem todas as
regiões possuem programas bem estruturados. Há carência de recursos, materiais em boa
parte dos programas/ projetos; faltam estruturas construídas e locais para a realização das
atividades. Conclusão: A oferta de atividades físicas para idosos nas Universidades públicas
brasileiras ainda é um campo em expansão. A maior parte dos programas surge por meio da
extensão universitária e tem sido ela, uma das mantenedoras da continuidade dos mesmos.
Entendemos que há indicadores para formulação de novas propostas como: a experiência de
profissionais da área de Educação Física na oferta e estruturação do exercício físico ofertado;
a necessidade de formação docente e continuada; a pesquisa e a extensão juntas do ensino; a
importância da avaliação como subsídio para a continuidade e a prescrição dos exercícios
propostos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Projetos e programas de atividade física para pessoas idosas nas universidades públicas brasileiras : um panorama geral | pt_BR |
dc.title.alternative | Physical activity programs for elderly people in Brazilian Federal Universities : a look at systematization | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Idosos - saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atividade física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidades públicas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | To investigate the structure of existing projects / programs in Brazilian public
universities; identify similarities and divergences and point out indicators for the formulation of
new proposals. Method: Qualitative-quantitative exploratory-descriptive research. The universe
of this study was composed of 109 public Brazilian universities, the data were collected through
an online instrument with a sample of 54 program coordinators and were analyzed using
descriptive statistics with absolute frequency and the qualitative part of the study was done
through of the content analysis technique proposed by Bardin. Results: We found similarities
regarding teaching strategies for the elderly according to what the scientific literature prescribes.
The programs / projects offer physical activities according to the conditions of space, material
and personnel. Not all regions have well-structured programs. There is a lack of resources,
materials in most programs / projects; structures and places to carry out activities are lacking.
Conclusion: The offer of physical activities for the elderly in Brazilian public universities is still
an expanding field. Most programs appear through university extension and have been one of
the maintainers of their continuity. We understand that there are indicators for the formulation of
new proposals, such as: the experience of professionals in the area of Physical Education in
offering and structuring the physical exercise offered; the need for teacher and continuing
training; research and extension together in teaching; the importance of evaluation as a subsidy
for the continuity and prescription of the proposed exercises. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|