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Título: Desenvolvimento moral e práticas pedagógicas na educação infantil : um estudo sociocultural construtivista
Autor(es): Nunes, Alia Maria Barrios González
Orientador(es): Branco, Angela Maria Cristina Uchôa de Abreu
Assunto: Desenvolvimento moral
Socialização
Educação de crianças
Construtivismo
Educação moral
Data de publicação: 10-Mar-2009
Referência: NUNES, Alia Maria Barrios González. Desenvolvimento moral e práticas pedagógicas na educação infantil: um estudo sociocultural construtivista. 2009. 255 f. Dissertação(Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Nos últimos anos, o desenvolvimento moral vem se constituindo um campo específico de pesquisa na psicologia do desenvolvimento. O interesse pelo tema se deve à necessidade de uma perspectiva científica para o entendimento do desenvolvimento integral do ser humano, em relação com o sistema educacional. As mudanças sociais e suas conseqüências trazem para o centro das discussões pedagógicas a necessidade de uma educação voltada para o desenvolvimento da ética e da cidadania. Entretanto, existem divergências em relação ao que se entende como desenvolvimento integral, uma vez que as práticas pedagógicas tendem a enfatizar determinados aspectos do desenvolvimento em detrimento de outros. O desenvolvimento moral, por sua complexidade e natureza social, é um dos aspectos mais prejudicados nas diversas práticas educativas. Nas escolas, o desenvolvimento moral faz parte de um currículo oculto e desconhecido para a maioria dos professores, o que sugere a necessidade de estudos sobre o tema, sobretudo a partir de uma perspectiva sistêmica que valorize o papel do contexto sociocultural e das relações sociais. Diante da complexidade do fenômeno, é preciso adotar uma perspectiva que enfatize a interdependência das dimensões psicológicas da cognição, da emoção e da ação intencional no desenvolvimento do conjunto de crenças e valores sócio-morais, que orientam a ação do sujeito em suas relações. O presente estudo fundamentou-se teórica e metodologicamente em uma perspectiva sociocultural construtivista, e teve como objetivo identificar e analisar processos, estratégias e mecanismos presentes nas interações professora-criança que possam ser significativos para o desenvolvimento moral. Participaram da pesquisa uma professora e seus 16 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, e outros nove profissionais de uma instituição pública de Educação Infantil, situada no Plano Piloto, em Brasília. Foram identificadas e analisadas situações interativas, destacando-se padrões de consistência e inconsistência entre a elaboração discursiva dos profissionais da escola e as interações concretas. A análise microgenética das interações sociais professora-criança, e a análise interpretativa do discurso dos profissionais da instituição fizeram parte da metodologia qualitativa utilizada. Foram gravadas em vídeo e analisadas as atividades do dia-a-dia, e duas atividades planejadas pela professora selecionada para promover discussões sobre questões morais entre as crianças. Também foram realizadas entrevistas individuais com nove profissionais. Observou-se que a tendência entre os educadores investigados é conceber o desenvolvimento moral como a promoção de um conjunto de normas e regras relacionadas ao controle do comportamento da criança, restringindo o conceito de moralidade ao conceito de disciplina, e em alguns casos, controle da sexualidade. Nesse contexto, o processo de desenvolvimento moral se confunde com a transmissão unilateral de valores e a aprendizagem passiva, por parte das crianças, de normas e regras estabelecidas assimetricamente pelos adultos. O estudo aponta para a importância da reflexão e da consciência do educador no que diz respeito às suas interações com as crianças. Também aponta para a necessidade de criar espaços que possibilitem a avaliação construtiva do fazer pedagógico, e a formação do educador em relação ao desenvolvimento e educação moral, sendo necessários novos trabalhos de pesquisa sobre o tema no sentido de contribuir ainda mais nesta direção. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Moral development has increasingly become an important research field within Developmental Psychology. This concern has emerged to meet the needs of a scientific perspective towards understanding human being’s development from a holistic perspective, taking into account the participation of the educational system in such process. Social changes and its consequences demand a pedagogical discussion over the importance of educating the child as a whole person, including aspects related to the promotion of ethics and citizenship. However, there are divergences regarding the meaning of such development, because most educational practices still give priority to a few and specific developmental aspects. Moral development, due to its complexity and social nature, is mostly left aside. Often, it is constrained to the realms of schools’ hidden curriculum, and it remains an unknown field for most teachers. Therefore, the theme needs to be investigated, especially through a systemic approach that considers the role played by sociocultural practices and social relations. Sociocultural Constructivism is an approach that emphasizes psychological dimensions’ interdependence—such as cognition, emotion, intentional action—all related to the development of social beliefs and moral values that guide one’s own actions and relationships. Based on a sociocultural constructivist theoretical and methodological approach, the present study aims at identifying and analyzing processes, strategies and mechanisms along teacher-child interactions that could be meaningful in moral development processes. The investigation was carried out in a public early education school, in Plano Piloto, Brasília. A first grade teacher and her 16 students, and nine other educators of the same school, took part in the investigation. Interactive situations were screened and analyzed in order to identify consistency and inconsistency patterns between adults’ discursive elaboration and their actual interactions with children. The qualitative methodology consisted of microgenetic analysis of teacherchildren social interactions, and interpretative analysis of adult participants’ discourse. The daily activities, and two structured activities—both designed and developed by the selected teacher to “promote moral development”—were recorded in video and analyzed. Also, we carried out individual interviews with nine other professionals. We found that most educators perceive moral development as learning and obeying disciplinary rules oriented to children behavior’s control, limiting the concept of morality to discipline, and in some cases, to sexuality. Moral development emerged as a unidirectional rule/value transmission or passive learning. Children were expected to follow norms and rules asymmetrically established by adults. Results show how urgently educators need to learn and be aware of moral issues, being aware of their own interactions with children as well. Also, the study suggests the need to promote discussions about the subject in order to enable constructive evaluations of daily educational practices, and their impact over moral development and education. Moreover, there is a clear need for more investigation about the topic.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2009.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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