Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40092
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ReflexoesPlanejamentoProcesso.pdf392,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarroso, Ruan-
dc.contributor.authorPereira, Andressa-
dc.contributor.authorMarques, Dermevaldo-
dc.contributor.authorMartins, Fernanda Bezerra Mateus-
dc.contributor.authorCruz, Shirleide Pereira da Silva-
dc.contributor.authorFerreira, Yago-
dc.date.accessioned2021-02-19T13:22:24Z-
dc.date.available2021-02-19T13:22:24Z-
dc.date.issued2020-12-21-
dc.identifier.citationBARROSO, Ruan et al. Reflexões sobre o planejamento e o processo de ensino-aprendizagem: o caso dos professores de informática da Educação Profissional e Tecnológica. Revista Labor, v. 2, n. 24, p. 465-487, 21 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60211. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60211. Acesso em: 19 fev. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40092-
dc.description.abstractConsiderando o planejamento como um elemento fundamental para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem este artigo propõe refletir sobre o planejamento dos professores de informática da educação profissional e tecnológica com o objetivo de compreender as contribuições com o processo ensino-aprendizagem dos educandos. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, com realização de entrevista semiestruturada com três professores de informática. A análise dos dados se deu pela técnica de Aguiar e Ozella (2006) organizada pelos pré-indicadores e indicadores de forma a chegar nas sínteses dos núcleos de significação do objeto, o que nos possibilitou realizar uma análise empírica considerando os quatro núcleos que emergiram do nosso objeto, são eles: Núcleo 1: Considerações sobre o uso da práxis em busca do rompimento do ensino tradicional; Núcleo 2: Estratégias Metodológicas diferenciadas na construção do conhecimento do discente; Núcleo 3: Avaliação como processo de sondagem e de compreensão dos conteúdos; Núcleo 4: A importância da relação professor-aluno e a motivação dos alunos em sala de aula. Verificou-se que os professores procuram organizar seu planejamento de forma aberta e flexível levando em consideração a realidade do educando e buscando estratégias que possibilitam tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleReflexões sobre o planejamento e o processo de ensino-aprendizagem : o caso dos professores de informática da Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.title.alternativeReflections on planning and the teaching-learning process : the case of computer teachers in Professional and Technological Educationpt_BR
dc.title.alternativeReflexiones sobre la planificación y el proceso de enseñanza-aprendizaje : el caso de los profesores de informática en Educación Profesional y Tecnológicapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPlanejamentopt_BR
dc.subject.keywordEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordProfessores de informáticapt_BR
dc.subject.keywordEnsino profissionalpt_BR
dc.rights.licenseCopyright (c) 2020 Revista Labor - (CC BY NC ND) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. . Fonte: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60211. Acesso em: 19 fev. 2021.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60211pt_BR
dc.description.abstract1Considering planning as a fundamental element for the development of the teaching-learning process. This article proposes to reflect on the planning of computer teachers in vocational and technological education in order to understand how it contributes to the students' teaching-learning process. The qualitative approach was used as a methodology, with a semi-structured interview with three computer teachers. Data analysis was performed using the technique of Aguiar and Ozella (2006) organized by pre-indicators and indicators in order to arrive at the synthesis of the object's meaning cores, which allowed us to carry out an empirical analysis considering the four cores that emerged from the our object, they are: Nucleus 1: Considerations on the use of praxis in search of the break with traditional teaching; Core 2: Differentiated methodological strategies in the construction of student knowledge; Nucleus 3: Evaluation as a process of probing and understanding the contents; Core 4: The importance of the teacher-student relationship and the motivation of students in the classroom. It was found that teachers seek to organize their planning in an open and flexible way taking into account the reality of the student and seeking strategies that enable the adequacy of students. content to the needs of the teaching-learning process, making it possible to make it more meaningful.pt_BR
dc.description.abstract2Considerar la planificación como un elemento fundamental para el desarrollo del proceso de enseñanza-aprendizaje. Este artículo propone reflexionar sobre la planificación de los profesores de informática en la educación vocacional y tecnológica para comprender cómo contribuye al proceso de enseñanza-aprendizaje de los estudiantes. El enfoque cualitativo se utilizó como metodología, con una entrevista semiestructurada con tres profesores de informática. El análisis de datos se realizó utilizando la técnica de Aguiar y Ozella (2006) organizada por preindicadores e indicadores para llegar a la síntesis de los núcleos de significado del objeto, lo que nos permitió llevar a cabo un análisis empírico considerando los cuatro núcleos que surgieron del nuestro objeto son: Núcleo 1: Consideraciones sobre el uso de la praxis en busca de la ruptura con la enseñanza tradicional; Core 2: Estrategias metodológicas diferenciadas en la construcción del conocimiento del alumno; Núcleo 3: Evaluación como un proceso de sondeo y comprensión de los contenidos; Núcleo 4: La importancia de la relación profesor-alumno y la motivación de los alumnos en el aula Se descubrió que los profesores buscan organizar su planificación de una manera abierta y flexible teniendo en cuenta la realidad del alumno y buscando estrategias que permitan la adecuación de los alumnos. contenido a las necesidades del proceso de enseñanza-aprendizaje, lo que hace posible que sea más significativo.pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-9987-3113pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-4639-8400pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.