Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Barroso, Ruan | - |
dc.contributor.author | Pereira, Andressa | - |
dc.contributor.author | Marques, Dermevaldo | - |
dc.contributor.author | Martins, Fernanda Bezerra Mateus | - |
dc.contributor.author | Cruz, Shirleide Pereira da Silva | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Yago | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-19T13:22:24Z | - |
dc.date.available | 2021-02-19T13:22:24Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-21 | - |
dc.identifier.citation | BARROSO, Ruan et al. Reflexões sobre o planejamento e o processo de ensino-aprendizagem: o caso dos professores de informática da Educação Profissional e Tecnológica. Revista Labor, v. 2, n. 24, p. 465-487, 21 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60211. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60211. Acesso em: 19 fev. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40092 | - |
dc.description.abstract | Considerando o planejamento como um elemento fundamental para o desenvolvimento do processo
ensino-aprendizagem este artigo propõe refletir sobre o planejamento dos professores de informática
da educação profissional e tecnológica com o objetivo de compreender as contribuições com o
processo ensino-aprendizagem dos educandos. Utilizou-se como metodologia a abordagem
qualitativa, com realização de entrevista semiestruturada com três professores de informática. A
análise dos dados se deu pela técnica de Aguiar e Ozella (2006) organizada pelos pré-indicadores e
indicadores de forma a chegar nas sínteses dos núcleos de significação do objeto, o que nos
possibilitou realizar uma análise empírica considerando os quatro núcleos que emergiram do nosso
objeto, são eles: Núcleo 1: Considerações sobre o uso da práxis em busca do rompimento do ensino
tradicional; Núcleo 2: Estratégias Metodológicas diferenciadas na construção do conhecimento do
discente; Núcleo 3: Avaliação como processo de sondagem e de compreensão dos conteúdos;
Núcleo 4: A importância da relação professor-aluno e a motivação dos alunos em sala de aula.
Verificou-se que os professores procuram organizar seu planejamento de forma aberta e flexível
levando em consideração a realidade do educando e buscando estratégias que possibilitam tornar o
processo de ensino-aprendizagem mais significativo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre o planejamento e o processo de ensino-aprendizagem : o caso dos professores de informática da Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.title.alternative | Reflections on planning and the teaching-learning process : the case of computer teachers in Professional and Technological Education | pt_BR |
dc.title.alternative | Reflexiones sobre la planificación y el proceso de enseñanza-aprendizaje : el caso de los profesores de informática en Educación Profesional y Tecnológica | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Planejamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de informática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino profissional | pt_BR |
dc.rights.license | Copyright (c) 2020 Revista Labor - (CC BY NC ND) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. . Fonte:
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/60211. Acesso em: 19 fev. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60211 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Considering planning as a fundamental element for the development of the teaching-learning process.
This article proposes to reflect on the planning of computer teachers in vocational and technological
education in order to understand how it contributes to the students' teaching-learning process. The
qualitative approach was used as a methodology, with a semi-structured interview with three computer teachers. Data analysis was performed using the technique of Aguiar and Ozella (2006) organized by
pre-indicators and indicators in order to arrive at the synthesis of the object's meaning cores, which
allowed us to carry out an empirical analysis considering the four cores that emerged from the our
object, they are: Nucleus 1: Considerations on the use of praxis in search of the break with traditional
teaching; Core 2: Differentiated methodological strategies in the construction of student knowledge;
Nucleus 3: Evaluation as a process of probing and understanding the contents; Core 4: The
importance of the teacher-student relationship and the motivation of students in the classroom. It was
found that teachers seek to organize their planning in an open and flexible way taking into account the
reality of the student and seeking strategies that enable the adequacy of students. content to the
needs of the teaching-learning process, making it possible to make it more meaningful. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Considerar la planificación como un elemento fundamental para el desarrollo del proceso de
enseñanza-aprendizaje. Este artículo propone reflexionar sobre la planificación de los profesores de
informática en la educación vocacional y tecnológica para comprender cómo contribuye al proceso de
enseñanza-aprendizaje de los estudiantes. El enfoque cualitativo se utilizó como metodología, con
una entrevista semiestructurada con tres profesores de informática. El análisis de datos se realizó
utilizando la técnica de Aguiar y Ozella (2006) organizada por preindicadores e indicadores para
llegar a la síntesis de los núcleos de significado del objeto, lo que nos permitió llevar a cabo un
análisis empírico considerando los cuatro núcleos que surgieron del nuestro objeto son: Núcleo 1:
Consideraciones sobre el uso de la praxis en busca de la ruptura con la enseñanza tradicional; Core
2: Estrategias metodológicas diferenciadas en la construcción del conocimiento del alumno; Núcleo 3:
Evaluación como un proceso de sondeo y comprensión de los contenidos; Núcleo 4: La importancia
de la relación profesor-alumno y la motivación de los alumnos en el aula Se descubrió que los
profesores buscan organizar su planificación de una manera abierta y flexible teniendo en cuenta la
realidad del alumno y buscando estrategias que permitan la adecuación de los alumnos. contenido a
las necesidades del proceso de enseñanza-aprendizaje, lo que hace posible que sea más
significativo. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | http://orcid.org/0000-0002-9987-3113 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | http://orcid.org/0000-0002-4639-8400 | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE) | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|