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dc.contributor.advisorMendes, Ana Magnólia Bezerra-
dc.contributor.authorFacas, Emílio Peres-
dc.date.accessioned2010-03-22T14:33:52Z-
dc.date.available2010-03-22T14:33:52Z-
dc.date.issued2009-07-08-
dc.date.submitted2009-07-08-
dc.identifier.citationFACAS. Emílio Peres. Estratégias de mediação do sofrimento no trabalho automatizado: estudo exploratório com pilotos de trem de metrô do Distrito Federal. 2009. 116 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/4010-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2009.en
dc.description.abstractEste estudo objetiva verificar quais estratégias pilotos de trem de metrô do Distrito Federal lançam mão para mediar o sofrimento no trabalho automatizado. Para tal, busca descrever a organização do trabalho a que os pilotos estão submetidos, investigar suas vivências de prazer-sofrimento e descrever os mecanismos de mediação do sofrimento no trabalho utilizados por esses trabalhadores. Tem como aporte teórico a psicodinâmica do trabalho, no qual a organização do trabalho é conceituada como a forma como as tarefas são definidas, divididas e distribuídas, a forma como são concebidas as prescrições, bem como a forma como se operam a fiscalização, o controle, a ordem, a direção e a hierarquia. O prazer-sofrimento é estudado como um constructo dialético, sendo definido como vivências de angústia, medo, insegurança, reconhecimento e liberdade de expressão. Já as estratégias de mediação visam responder às contradições da organização do trabalho, evitando ou transformando as situações geradoras de sofrimento. As etapas de pesquisa foram: a) reuniões com os diretores do Sindicato dos Metroviários do DF, a fim de delinear a pesquisa e explicar o modo como ela seria conduzida; b) observação livre de uma estação de metrô de SP; c) análise de documentos e textos referentes à companhia do Distrito Federal; d) uma entrevista coletiva, que serviu como primeiro contato com os pilotos voluntários da pesquisa; e) quatro entrevistas semi-estruturadas individuais, analisadas por meio da Análise de Núcleo de Sentido e apresentadas nos resultados da presente dissertação. Percebe-se rigidez na organização do trabalho prescrita, com baixo reconhecimento da capacidade dos trabalhadores em lidarem com a defasagem entre prescrito e real; dificuldade na gestão do trabalho e relações de poder; sentimento de indignidade, inutilidade, desqualificação e indignação; construção de um coletivo de regras e estratégias defensivas individuais como formas de lidar com as dificuldades descritas. Os resultados repetem dados de pesquisa da década de 80 com mão-de-obra pouco qualificada, e traz à tona uma contradição: um transporte moderno com um modelo de gestão baseado no automatismo e com traços da Organização Científica do Trabalho de Taylor. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis study’s objective is to verify which strategies the subway’s drivers from Distrito Federal use to deal with the suffering in the automatized work, by describing the organization of work that these workers are submitted, researching the pleasuresuffering experiences and to describing the mechanisms of mediation of suffering in work used by these conductors. The Psychodynamics of Work is used as the main theory to achieve the objective, by understanding the organization of work as the way tasks are defined, divided and distributed, the way the prescriptions are conceived, as well how do the fiscalization, the control, the order, the direction and the hierarchy occurs. The pleasure-suffering are defined as experiences of anguish, fear, unsafeness, recognition and liberty of speech. Mediation strategies are responses to the contradictions of the organization of the work, avoiding or transforming the situations that lead to suffering. The research’s data were collected by: a) meetings with the directors of Subway’s Workers Trade Union from DF, in order to delineate the research and explain the way as it would be lead; b) visit to a subway station in SP; c) analysis of documents and texts referring to the company of DF; d) a group interview; e) four individual interviews, analyzed by ANS and described as the results of the present document. The results indicate rigid prescriptions in the organization of work, with low recognition of the worker’s capacity to deal with the gap between the prescriptions and real of work; difficulty in the socioprofessional relations; experiences of indignity, uselessness, disqualification and indignation; construction of collective of rules and individual defensive strategies as forms to deal with the described difficulties. The results repeat research’s data from the decade of 1980 with little qualified workmanship, and bring the contradiction of a modern transport with a model of management based on the automatism and with traces of Taylor’s Scientific Organization of Work.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleEstratégias de mediação do sofrimento no trabalho automatizado : estudo exploratório com pilotos de trem de metrô do Distrito Federalen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordTrabalho - aspectos psicológicosen
dc.subject.keywordMetrôen
dc.subject.keywordEstratégias de mediaçãoen
dc.subject.keywordPsicodinâmica do trabalhoen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizaçõespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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