Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40112
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_MárciaReisMachado.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O resultado econômico-financeiro proporcionado aos profissionais mediante conclusão de cursos de pós-graduação lato sensu em contabilidade, 1988-2001
Autor(es): Machado, Márcia Reis
Orientador(es): Lopes, Jorge Expedito de Gusmão
Assunto: Educação continuada
Contadores
Pós-graduação
Data de publicação: 22-Fev-2021
Referência: MACHADO, Márcia Reis. O resultado econômico-financeiro proporcionado aos profissionais mediante conclusão de cursos de pós-graduação lato sensu em contabilidade, 1988-2001. 2003. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB/UFPB/UFPE/UFRN, João Pessoa, 2003.
Resumo: A educação continuada, obrigatória e voluntária, do contador tem sido assunto bastante discutido. Devido à importância dada a educação continuada e ser o curso de pós-graduação lato sensu meio de atualização de conhecimentos, surgiu o interesse de estudar tais cursos. Outro fator que motivou esta pesquisa está relacionado com a exigência do mercado de trabalho, ou seja, o mercado exige competências e capacidade técnica, mas está recompensando e incentivando adequadamente os seus profissionais? Diante deste questionamento, o presente estudo exploratório-descritivo objetiva determinar e analisar os resultados econômico-financeiros proporcionados aos profissionais mediante conclusão de cursos de pós-graduação lato sensu em contabilidade. Para a coleta de dados, foram enviados pelo correio questionários constituídos de perguntas abertas e fechadas, com predomínio destas últimas, a 143 egressos dos cursos de especialização em área contábil oferecidos pela Universidade Federal da Paraíba, que concluíram o curso entre 1988 e 2001. Para análise dos dados fez-se uso do pacote estatístico SPSS - Statistical Package fo r the Social Sciences, utilizando-se a estatística descritiva, apresentando os resultados por meios de tabelas de freqüência e gráficos. Os resultados mostraram que os cursos de especialização não proporcionaram resultados econômico-financeiros aos concludentes. Mostraram também que as pessoas que matricularam-se nos cursos de especialização não tinham o intuito de aumentar seus rendimentos. Entretanto, como não se atingiu a amostra estatística, não se pode generalizar para toda a população, mas exclusivamente para os concludentes pesquisados. Quanto ao estudo da pós-graduação lato sensu em Contabilidade, algumas sugestões para pesquisas futuras são apresentadas a seguir: o conteúdo e a carga horária das disciplinas estão adequados aos fins do curso?; Como se trata de curso profissionalizante, a parte prática foi satisfatória?; Os métodos e técnicas de ensino estão adequados aos fins do curso?; O corpo docente atendeu às expectativas? Por fim, espera-se que esta dissertação, bem como as questões aqui levantadas, despertem o interesse de pesquisadores para a importância de estudos desta natureza.
Abstract: The continuous education, obligatory and voluntary, of the accountant has been subject quite discussed. Due to the given importance the continuous education and to be the especialization course middle of updating of knowledge, appeared the interest of studying such courses. Another factor that motivated this research is related with the exigency of the job market, in other words, does the market demand competences and technical capacity, but is it rewarding and motivating their professionals appropriately? This way, the present study exploratory-descriptive has as objective to determine and to analyze the proportionate economical-financial results to the professionals by conclusion of especialization courses in accounting. For the collection of data, were sent questionnaires, constituted of open and closed questions, with prevalence of these last ones, to 143 exits of the specialization courses in accounting area offered by the UFPB, that concluded the course between 1988 and 2001. For analysis of the data, it was made use of the statistical package SPSS - Statistical Package for the Social Sciences, being used the descriptive statistics, presenting the results in frequency tables and graphs. The results showed that the specialization courses didn't provide economical-financial results to the conclusive ones. They also showed that the people that enrolled in the specialization courses didn't have the intention of increasing their incomes. However, as the statistical sample was not reached, she cannot generalize for the whole population, but exclusively for the conclusive ones researched. As for the study of specialization course in Accounting, some suggestions for future researches are presented: are the content and the workload of the disciplines adapted to the objectives of the course?; As it is vocational course, was the practical part satisfactory?; The methods and teaching techniques are adapted to the objectives of the course?; Did the faculty assist to the expectations? Finally, it is waited that this dissertation, as well as the subjects here lifted up, wake up the researchers' interest for the importance of studies of this nature.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB, UFPB, UFPE, UFRN, 2003.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.