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2020_MaurílioBertazzoSchuquel.pdf7,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorIcle, Gilberto-
dc.contributor.authorSchuquel, Maurílio Bertazzo-
dc.date.accessioned2021-02-25T11:33:23Z-
dc.date.available2021-02-25T11:33:23Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.date.submitted2020-09-14-
dc.identifier.citationSCHUQUEL, Maurílio Bertazzo. Paisagem, materialidade e performatividade: um estudo sobre o processo de criação. 2020. 102 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40132-
dc.descriptionDissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação reflete sobre a paisagem como possível noção operacional no processo criativo em Artes da Cena, por intermédio da relação entre a materialidade e a performatividade. Parte-se do entendimento de que a paisagem é um campo de força correlacional, de um todo e de uma tonalidade afetiva. Com efeito, os trabalhos de Gertrude Stein e de Robert Wilson são tomados para pensar a noção de paisagem como performatividade (não-referencial) e materialidade (formas em presença). Analisa-se, ainda, o processo do espetáculo quiero que todos me miren (2013), dirigido pelo autor durante o curso de graduação em Artes Cênicas, na Universidade Federal de Santa Maria, Brasil. Descreve-se e analisa-se uma cena, em particular, procurando dar a ideia de como o percurso de criação da obra ocorreu. Por fim, apresenta-se a noção de paisagem como contribuição para o entendimento do processo criativo em artes da cena na perspectiva de uma autonomização e um não-antropocentrismo, no qual o homem deixa de ser o centro para habitar com as coisas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePaisagem, materialidade e performatividade : um estudo sobre o processo de criaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArtes cênicaspt_BR
dc.subject.keywordProcesso criativopt_BR
dc.subject.keywordPerformatividadept_BR
dc.subject.keywordMaterialidadept_BR
dc.subject.keywordPaisagens - artept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This essay reflects on the landscape as a possible operational notion in the creative process in Performing Arts, through the relationship between materiality and performativity. It starts by understanding that the landscape is a field of correlational force, of a whole and of an affective tone. Indeed, the work of Gertrude Stein and Robert Wilson are taken to think about the notion of landscape as performativity (non-referential) and materiality (forms in presence). It is also analyzed the process of the performance quiero que todos miren (2013), directed by the author during his undergraduate course in Performing Arts, at the Universidade Federal de Santa Maria, Brazil. One scene is described and analyzed, in particular, trying to give an idea of how the work's creation path occurred. Finally, the notion of landscape is presented as a contribution to the understanding the creative process in performing arts from the perspective of autonomy and non-anthropocentrism, in which man ceases to be the center to inhabit with things.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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