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Título: Uma proposta de ensino sobre o tema Ecologia para estudantes do Ensino Médio, atendidos em sala de recursos generalista
Autor(es): Tomaz, Luciana Vieira
Orientador(es): Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves
Assunto: Educação inclusiva
Biologia - estudo e ensino
Sequência didática
Data de publicação: 25-Fev-2021
Referência: TOMAZ, Luciana Vieira. Uma proposta de ensino sobre o tema Ecologia para estudantes do Ensino Médio, atendidos em sala de recursos generalista. 2020. 107 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: As práticas pedagógicas devem viabilizar o ensino da Biologia por meio de oportunidades educacionais equitativas, garantindo aos estudantes do Ensino Médio, incluindo àqueles que são atendidos em sala de recursos generalista (SRG), um direito que é fundamental: educação de qualidade. Do compromisso de ensinar Biologia para a diversidade surge a necessidade de elaborar um a Sequência Didática (SD) sobre Ecologia que pudesse contemplar os estudantes atendidos em SRG, a partir do uso do livro didático (LD). O LD é um recurso didático, habitualmente, considerado como suporte para os estudantes e muito usado pelo docente em seu planejamento, distribuído aos estudantes, das escolas públicas de forma gratuita, por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Optamos por um estudo do tipo etnográfico, com abordagem qualitativa, utilizando para construção dos dados: questionário, observação da prática docente e entrevistas semiestruturadas, as quais foram aplicadas a quatro professores de Biologia, de duas escolas públicas situadas na área urbana de Planaltina, Distrito Federal. A pesquisa foi realizada em três etapas: investigação junto aos professores, elaboração da SD e, por fim a avaliação dessa proposta de ensino. Como produto final foi produzido, um eletronic book contendo os procedimentos para a aplicação da SD envolvendo conteúdos sobre Ecologia. Essa SD foi avaliada por onze professores de Biologia e, todos eles a consideraram adequada para ser executada em SRG e em suas próprias realidades escolares.
Abstract: Pedagogical practices must enable the teaching of Biology through equitable educational opportunities, affirming to the high school students, including those who are attended in a Generalist Resource Room (GRR), an entitlement that is essential: quality education. From the commitment to teach Biology aiming diversity arises the requirement to develop a Didactic Sequence (DS) about Ecology that could contemplate the students attended in GRR using the Didactic Book (DB). DB is a didactic resource considered as support to the students and widely used by teachers in their planning, freely distributed to students from public schools through the Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). We opted for an ethnographic study with a qualitative approach using questionnaires, observation of teaching practices and semi- structured interviews to build the data which were applied to four Biology teachers from two public schools located on the urban area of Planaltina, Distrito Federal. The research was accomplished in three stages: investigation with the teachers, elaboration of the DS and finally the evaluation of this teaching proposal. As final product was produced an electronic book containing the procedures for the application of DS, involving content on Ecology. This DS was evaluated by eleven Biology teachers and all of them considered it adequate to be performed in GRR and in their own school realities.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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