Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Menezes, João Paulo Cunha de | - |
dc.contributor.author | Nunes, Alexandre Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-06T22:39:30Z | - |
dc.date.available | 2021-03-06T22:39:30Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-06 | - |
dc.date.submitted | 2020-07-23 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Alexandre Ferreira. Trilha do Cerrado: jogando e aprendendo. 2020. 101 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40169 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Jogos didáticos podem ser atividades lúdicas que alcançam os estudantes do Ensino Médio. Diante disso, os objetivos desse trabalho foram criar, aplicar e avaliar um jogo de tabuleiro voltado para as características das fitofisionomias do Cerrado. Para tanto, o jogo Trilha do Cerrado foi criado, sendo aplicado a um grupo de estudantes da 3ª série do ensino médio do Estado de Goiás, por meio dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). A observação dos participantes na aplicação do jogo foi avaliada seguindo a Taxonomia de Bloom, a qual permitiu avaliar a capacidade dos estudantes em se lembrar, entender e aplicar os conhecimentos da Ecologia desse bioma. O jogo didático foi avaliado por meio de um questionário. Como resultados alcançados, tem-se que, quanto ao processo de ensino aprendizagem, o jogo permitiu a concentração dos estudantes em uma atividade que buscava desenvolver o conhecimento de um tema. Ademais, o jogo Trilha do Cerrado mostrou ser uma metodologia ativa na aprendizagem dos participantes, a qual foi importante tanto para aprender novos conceitos, quanto para relembrar e relacionar conceitos já estudados aplicados ao Cerrado. Outrossim, quanto ao aspecto lúdico, os estudantes relataram que o jogo didático possibilitou um momento de diversão e aprendizagem, de maneira a diminuir a tensão para estudar um assunto não muito explorado. Assim, os participantes viram o jogo didático como uma forma de conhecer as características e a importância do bioma Cerrado para a sociedade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Trilha do Cerrado : jogando e aprendendo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fitofisionomia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atividades lúdicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos educativos | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Educational games can be recreational activities that reach high school students. Therefore, the
objectives of this work were to create, apply and evaluate a board game focused on the
characteristics of the Cerrado vegetation types. For this purpose, the game Trilha do Cerrado
was created, being applied to a group of students of the 3rd grade of high school in the State of
Goiás, through the Three Teaching Moments (3MP). The observation of the participants in the
application of the game was evaluated according to Bloom's Taxonomy, which allowed to
evaluate the students' ability to remember, understand and apply the knowledge of the Ecology
of this biome. The didactic game was evaluated using a questionnaire. As results achieved, it
has been that, regarding the teaching-learning process, the game allowed the concentration of
adolescents in an activity that sought to develop the knowledge of a theme. In addition, the
game Trilha do Cerrado proved to be an active methodology in the participants' learning, which
was important both to learn new concepts, as well as to remember and relate concepts already
studied applied to the Cerrado. Furthermore, as for the ludic aspect, the students reported that
the didactic game enabled a moment of fun and learning, in order to reduce the tension to study
a subject that was not very explored. Thus, the teenagers saw the educational game as a way
of knowing the characteristics and the importance of the Cerrado biome for society. | pt_BR |
dc.contributor.email | alexandre.nunes@seduc.go.gov.br | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|