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dc.contributor.advisorAraújo, Nivalda Assunção de-
dc.contributor.authorCosta Neto, Anésio Azevedo-
dc.date.accessioned2021-03-07T00:09:07Z-
dc.date.available2021-03-07T00:09:07Z-
dc.date.issued2021-03-06-
dc.date.submitted2020-10-27-
dc.identifier.citationCOSTA NETO, Anésio Azevedo. Projeto: Cerrado: instaurando ambientes expandidos. 2020. 201 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40175-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo central desta pesquisa é criar ambientes multiperceptivos forjados a partir de materialidades sonoro-visuais, entendidas enquanto abstrações ou excertos da experiência do artista advindas do Cerrado. Nossa finalidade é propor poéticas de imersão na complexidade envolvida nos processos naturais que definem as paisagens daquele domínio morfoclimático. O ato poético, que assoma significado à materialidade percebida, é denominado “manobra”, e acaba por modelar espaços não-naturais onde são oferecidos [(affordances), GIBSON, 1981] estímulos perceptivos a resgatar a experiência do artista nas paisagens do Cerrado. Ao longo do desenvolvimento deste trabalho, travamos contato com inúmeros artistas e pesquisadores das mais diversas áreas do saber, tais como Filosofia, Ecologia Acústica e Geografia, que possibilitaram o desenvolvimento do conceito “ambiente expandido”, o qual nada é senão a identificação de práticas de apropriação e abstração das materialidades do Cerrado a partir da justaposição dialética entre os pares Natural/não-Natural e interior/exterior. A partir da confluência entre os pares dialéticos, surgem práticas poéticas e reflexões que endossam tais práticas e sustentam a proposta da presente tese. Esta, para além da criação de ambientes poéticos a partir da expressividade das performances audiovisuais e das instalações artísticas sonoro/visuais, sustenta-se na elaboração de um método de apropriação de elementos referentes à experiência do artista em ambientes naturais externos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProjeto : Cerrado : instaurando ambientes expandidospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordCerradospt_BR
dc.subject.keywordPaisagens - artept_BR
dc.subject.keywordPerformances audiovisuaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The main objective of this research is to create multiperceptive environments forged from sound-visual materialities, understood as abstractions or fragments of the artist’s experience coming from the Cerrado. Our goal is proposing immersive poetics on the complexity involved in the natural processes that define this morphoclimatic domain’s landscape. The poetic act that looms meaning to the perceived materiality, is called “manobra”, and ends up shaping the unnatural spaces where [(affordances), GIBSON, 1981] perceptual stimuli are offered aiming to restore the artist’s experience on the landscapes of the Cerrado. Throughout this paper’s development, countless artists and scholars from many fields of knowledge were contacted, such as Philosophy, Acoustic Ecology and Geography, who made the development of the “expanded environment” concept possible, which is nothing but the identification of appropriation practices and abstraction of Cerrado’s materialities from dialectical juxtaposition between Natural/Unnatural and Interior/Exterior peers. Poetic practices and reflections are emerging from the confluence between the dialectical peers, those reflections endorse said practices, and support the propositions in the present thesis, which beyond the creation of poetic environments from the expressiveness of audio-visual performances and sound-visual artistic installations, is based upon the formulation of an appropriation method of the element that is the artist’s experience, that refers to the artist’s experience on natural external environments.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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