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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Arthur Reichert-
dc.contributor.authorBatista, Filipe Aziz-
dc.contributor.authorSantos, Larissa Pereira da Costa-
dc.contributor.authorOliveira, Marcus Jessé Alves de-
dc.contributor.authorViane, Dianne Magalhães-
dc.contributor.authorSilva, Jones Yudi Mori Alves da-
dc.contributor.authorCornelio, Emilly Meireles Braga-
dc.contributor.authorSilva, Fernanda Rose-
dc.contributor.authorKoide, Carla Maria Chagas e Cavalcante-
dc.date.accessioned2021-03-10T14:23:10Z-
dc.date.available2021-03-10T14:23:10Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.citationCOSTA, Arthur Reichert et al. Capacitação de tutores para estratégias de aprendizagem ativa nas áreas de STEM. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (COBENGE), 48.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DA ABENGE, 3., 2020, Caxias do Sul. Anais [...]. Brasília: ABENGE, 2020. DOI: 10.37702/COBENGE.2020.3339. Disponível em: http://www.abenge.org.br/sis_artigo_doi.php?e=COBENGE&a=20&c=3339.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40202-
dc.description.abstractRecentemente, percebe-se um aumento no número de trabalhos que abordam estratégias e métodos de aprendizagem ativa na área de educação em engenharia, relatando experiências realizadas em sala de aula. No entanto, poucas experiências abordam a importância do tutor, estudante de graduação, e de sua capacitação como facilitador nessas estratégias, bem diferente de um papel muitas vezes assumido de "disseminador de informações". O intuito deste trabalho é apresentar o planejamento de uma oficina de programação de microcontroladores para estudantes do Ensino Médio como parte de um projeto que estimula a universalização do aprendizado e a escolha de uma profissão nas áreas de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Estratégias de sala de aula invertida, aprendizado autônomo, uso de aplicativos e jogos são coadjuvantes do ensino-aprendizagem de programação com Arduino, introduzindo-se conceitos de circuitos, componentes eletrônicos, linguagens de programação, assim como o uso da plataforma de prototipagem eletrônica Arduino, por meio do uso de motores DC, circuitos e componentes eletrônicos como LEDs, ponte h e diferentes tipos de sensores. Nesta oficina, os estudantes de nível médio têm a oportunidade de escrever algoritmos, codificá-los em linguagem de programação, montar circuitos e conectá-los à plataforma Arduino, assim como verificar o funcionamento do hardware e software implementados. A proposta de execução da oficina é testada em um grupo de graduandos como parte de um treinamento de tutoria, em que estes assumem o papel dos aprendizes. Reflexões acerca das estratégias e métodos de aprendizagem ativa adotados e do papel do tutor são discutidas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherABENGEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCapacitação de tutores para estratégias de aprendizagem ativa nas áreas de STEMpt_BR
dc.typeTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordOficinas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordCiênciapt_BR
dc.subject.keywordTecnologiapt_BR
dc.subject.keywordEngenhariapt_BR
dc.subject.keywordMatemáticapt_BR
dc.subject.keywordProgramação com Arduinopt_BR
dc.identifier.doi10.37702/COBENGE.2020.3339pt_BR
dc.relation.publisherversionhttp://www.abenge.org.br/sis_artigo_doi.php?e=COBENGE&a=20&c=3339pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Ciência da Computação (IE CIC)-
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