Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40246
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_MarcleideMariaMacedoPederneiras.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLopes, Jorge Expedito de Gusmão-
dc.contributor.authorPederneiras, Marcleide Maria Macêdo-
dc.date.accessioned2021-03-16T16:51:29Z-
dc.date.available2021-03-16T16:51:29Z-
dc.date.issued2021-03-16-
dc.date.submitted2003-12-09-
dc.identifier.citationPEDERNEIRAS, Marcleide Macêdo. A ação aglutinadora da multiinstitucionalidade na docência em ciências contábeis: o programa de mestrado das universidades federais da Paraíba, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e da Universidade de Brasília. 2003. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)-Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB/UFPB/UFPE/UFRN, João Pessoa, 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40246-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, UnB, UFPB, UFPE, UFRN, 2003.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa em tela emergiu da constatação do crescimento numérico de cursos de mestrados acadêmicos em Ciências Contábeis nas Regiões Sudeste e Sul do Brasil, nos últimos seis anos, e do esforço localizado das Universidades Federais da Paraíba, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e da Universidade de Brasília ao desenvolver um programa multiinstitucional e inter-regional para suprir deficiência nas regiões menos aquinhoadas do país. O objetivo deste trabalho foi de avaliar a ação aglutinadora da multiinstitucionalidade do primeiro mestrado acadêmico público, do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país e sua profícua influência na qualificada formação docente, exigida pela legislação vigente. A metodologia utilizada, para tanto, foi a dedutiva, embasada nas informações e dados obtidos ao longo da análise crítica, acompanhada de todo referencial teórico concernente à multiinstitucionalidade referenciada em sua regulamentação, como programa de mestrado acadêmico. Conclui-se que, pelos dados obtidos, está comprovado que a Multiinstitucionalidade desenvolve todo um processo regional, cujos frutos são comprovadamente eficazes na formação e qualificação de novos docentes para as Instituições de Ensino Superior, que, até 2004, deverão cumprir as exigências legais e, para tanto, poderão utilizar-se dos procedimentos de interação interinstitucionais para ativarem os intercâmbios e parcerias que produzam resultados como os detectados e comprovados nesta investigação de caráter científico.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA ação aglutinadora da multiinstitucionalidade na docência em ciências contábeis : o programa de mestrado das universidades federais da Paraíba, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPós-graduaçãopt_BR
dc.subject.keywordQualificação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordMestrado profissionalpt_BR
dc.subject.keywordEnsino superior - Brasilpt_BR
dc.description.abstract1The research in evidence has emerged following a six year growth in the number of graduate accounting degree programs in the South/South-East regions of Brazil. The study was designed to evaluate the effectiveness of a multi-institutional/inter-regional program. The study was conducted through the cooperation of the federal universities of Paraiba, Pernambuco, Rio Grande do Norte and University of Brasilia, these regions of Brazil are striving to obtain additional public-master’s degree programs in the area of accounting. The two main factors in evaluating the programs effectiveness were: the commitment on behalf of the aforementioned universities to provide graduate accounting courses; the verifying of the qualifications of course professors as provided by Brazilian legislation. The study’s empirical data was appended with theoretical references from previous multiinstitutional graduate program studies. In conclusion, when all the evidence is examined, it clearly proves that multi-institutionalism encourages graduate program growth in the Central/North-East states. The fruits of this synergy will be integral in preparing new master’s level professors to meet all 2004 legislative standards. It will also help sow new cooperative programs that will produce the favorable results presented in this empirical study.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciências Contábeispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.