Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gatti, Thérèse Hofmann | - |
dc.contributor.author | Fabro, Maria de Lourdes Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-17T13:13:54Z | - |
dc.date.available | 2021-03-17T13:13:54Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-17 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-30 | - |
dc.identifier.citation | FABRO, Maria de Lourdes Sousa. Frames do projeto anima Barretos: festival de animação, tecnologia, professores de arte e o audiovisual na escola. 2020. 248 f. il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40251 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | No cenário contemporâneo, a educação enfrenta diversos desafios quanto ao ensino e a aprendizagem dos alunos, denominados por Michel Serres (2013) como Polegarzinha e Polegarzinho. Eles interagem com as tecnologias e são extremamente criativos. O Cinema de Animação, desde sua invenção, apresenta características que envolvem a arte e avanços tecnológicos, provocando magia e mexendo com o imaginário de gerações analógicas, e hoje, as digitais. Assim surge o Projeto Anima Barretos, que foi idealizado em 2007, com o intuito de instigar os professores de Arte de Barretos/SP a utilizarem as tecnologias e a Linguagem da Animação nas aulas de Arte. O festival é uma forma de fomentar a utilização da tecnologia na escola e dar visibilidade às animações criadas pelos alunos. Para este propósito, os professores de Arte elaboraram estratégias com a Linguagem Cinematográfica e da Animação para desenvolver os conhecimentos que os jovens já trazem como Nativos Digitais (Palfrey; Gasser, 2011), estando atrelados ao currículo escolar e a cultura. Nos encontros com os professores de Arte, procurava-se demonstrar o potencial da animação como instrumento didático, diminuir o abismo entre os alunos on-line e os professores off-line e instigar reflexões sobre as relações entre tecnologia e processo de conhecimento, tecnologia e processo de criação nas escolas. A presente pesquisa tem como objetivo narrar e analisar as ações que fomentaram a produção de animações nas escolas que culminaram em doze anos do Anima Barretos, a organização deste festival de animação e as mutações ocorridas durante os anos de sua existência. Esta tese tem caráter autobiográfico, com ênfase na narrativa das minhas experiências como Professora de Arte, Formadora de Professores e Pesquisadora, em diálogo com as ações do Projeto Anima Barretos. Os trabalhos desenvolvidos nas escolas durante o Anima Barretos possibilitaram a construção de conhecimentos, conectando o universo cultural dos alunos. A tecnologia facilitou e otimizou formas lúdicas de aprendizagens. O festival Anima Barretos cumpriu seu papel, uma vez que instigou a criação e exibição das animações dos alunos que foram reconhecidas e ultrapassaram os muros das escolas. Podemos concluir que saber usar os recursos técnicos do Audiovisual potencializa os jovens a se expressarem, a falar sobre a sua cultura e a ampliar sua leitura mundo. Durante os estudos para essa pesquisa e diante de todas as ações do projeto Anima Barretos, nasceu o desejo de criar um material sobre animação para professores. No mestrado pesquisei sobre materiais educativos criados por instituições culturais e a utilização pelos professores de Arte de Barretos. Desse modo, o produto final dessa tese é o material Prof.! Bora animar? Espero que ele possa ser o estopim para o desenvolvimento na escola de uma linguagem que encanta e envolve os alunos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Frames do projeto anima Barretos : festival de animação, tecnologia, professores de arte e o audiovisual na escola | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação artística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e tecnologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mediação cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Animação (Cinematografia) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the contemporary scenario, education faces several challenges regarding the teaching and learning
of students, called by Michel Serres (2013) as Thumbnail and Thumbnail. They interact with
technologies and are extremely creative. Animation Cinema, since its invention, has characteristics
that involve art and technological advances, provoking magic and stirring the imagination of analog
generations, and today, digital ones. Thus emerges the Anima Barretos Project, which was conceived
in 2007, with the aim of instigating Art teachers in Barretos / SP to use technologies and the Language
of Animation in Art classes. The festival is a way to encourage the use of technology at school and
give visibility to the animations created by the students. For this purpose, Art teachers developed
strategies with Cinematographic Language and Animation to develop the knowledge that young
people already bring as Digital Natives (Palfrey; Gasser, 2011), being linked to the school curriculum
and culture. In the meetings with Art teachers, the aim was to demonstrate the potential of animation
as a didactic tool, to reduce the gap between online students and offline teachers and to instigate
reflections on the relationship between technology and the process of knowledge, technology and
creation process in schools. This research aims to narrate and analyze the actions that promoted the
production of animations in schools that culminated in Anima Barretos' twelve years, the organization
of this animation festival and the changes that occurred during the years of its existence. This thesis
has an autobiographical character, with an emphasis on the narrative of my experiences as an Art
Teacher, Teacher Trainer and Researcher, in dialogue with the actions of the Anima Barretos Project.
The work developed in schools during Anima Barretos enabled the construction of knowledge,
connecting the cultural universe of students. Technology facilitated and optimized playful forms of
learning. The Anima Barretos festival fulfilled its role, as it instigated the creation and exhibition of the
students' animations that were recognized and went beyond the walls of schools. We can conclude
that knowing how to use the audiovisual technical resources empowers young people to express
themselves, to talk about their culture and to expand their reading world. During the studies for this
research and in view of all the actions of the Anima Barretos project, the desire to create material on
animation for teachers was born. In the master's degree, I researched educational materials created
by cultural institutions and the use by teachers of Arte de Barretos. Thus, the final product of this
thesis is the material Prof.! Let's cheer up? I hope that it can be the trigger for the development at
school of a language that enchants and engages students. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|