Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Rosângela da Vitória | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-19T11:11:13Z | - |
dc.date.available | 2021-03-19T11:11:13Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-19 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-30 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Rosângela da Vitória. O trabalho da coordenação pedagógica na formação continuada de professores em serviço. 2020. 157 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40263 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo objetivou desvelar o trabalho da coordenação pedagógica na formação continuada de professores em serviço, tendo como cenário uma escola pública do Ensino Fundamental do Distrito Federal. O aspecto central aqui exposto se refere ao espaço e tempo da coordenação, com os momentos de formação continuada docente na escola. Nesse contexto, surgiram as seguintes questões de pesquisa: Quem é o coordenador da escola? Como se dá a atuação do coordenador pedagógico na escola da SEEDF? Como acontece a formação continuada docente no espaço escolar? Em face dessas interrogações, a fundamentação teórica se reportou nas recentes contribuições de autores como Carvalho (2017); Dantas (2007); Imbernón (2009, 2010); Libâneo (2012, 2018); Nóvoa (2002); Placco e Almeida (2012); Vasconcellos (2019) entre outros. Metodologicamente, este trabalho adotou a abordagem qualitativa concretizada por técnicas como: pesquisa documental, observação direta no espaço e tempo da coordenação, entrevista semiestruturada com os coordenadores pedagógicos e aplicação de questionários com os professores. As análises de dados ocorreram sob orientação da Análise de Discurso Crítica (ADC) embasada em Fairclough (2001); Magalhães, Martins e Resende (2017) e Resende e Ramalho (2006). Os resultados revelaram que a mediação dos coordenadores é essencial para promover o trabalho coletivo e auxiliar os docentes na tomada e no encaminhamento de ações, bem como na organização geral do trabalho pedagógico da escola. A unidade escolar assegura o espaço e tempo da coordenação coletiva de sistematização e firme produtividade pedagógica, o que envolve reconhecimento de estímulo à renovação pedagógica. As conclusões apontaram para a valorização da coordenação pedagógica no espaço e tempo da escola pela troca entre pares, pela articulação com a formação coletiva e com projetos de trabalho que encaminham avanços na atuação pedagógica dos coordenadores, constituindo, portanto, a formação continuada em serviço. É preciso institucionalizar a carreira do coordenador pedagógico no Distrito Federal, de modo a torná-la perene e valorizada. Com isto a escola poderá se estabelecer como espaço de consolidação dos processos de ensino e aprendizagem e, principalmente, de formação continuada de professores. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O trabalho da coordenação pedagógica na formação continuada de professores em serviço | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho pedagógico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Coordenação pedagógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação continuada | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aimed to reveal the work of the pedagogical coordinator in the continuing
education of in-service teachers, against the backdrop of a public elementary school in the
Federal District. The central aspect exposed here refers to the space and time of coordination,
with moments of continuing teacher education at school. In this context, the following research
questions arose: Who is the school coordinator? How is the pedagogical coordinator working at
the SEEDF school? How does continuing teacher education happen in the school environment?
In view of these questions, the theoretical foundation was reported with the recent contributions
of authors such as Libâneo (2018, 2012), Vasconcellos (2019), Placco and Almeida (2012),
Carvalho (2017), Nóvoa (2002), Dantas (2007), Imbernón (2009, 2010), among others.
Methodologically, this work adopted a qualitative approach implemented by techniques such as:
documentary research, direct observation in the space and time of coordination, semi-structured
interviews with the pedagogical coordinators and application of questionnaires with teachers.
Data analysis occurred under the guidance of Critical Discourse Analysis (CDA) based on
Fairclough (2001), Magalhães, Martins and Resende (2017) and Resende and Ramalho (2006).
The results revealed that the mediation of the coordinators is essential to promote collective work
and assist teachers in taking and forwarding actions, as well as in the general organization of the
school's pedagogical work. The school unit ensures the space and time of the collective
coordination of systematization and firm pedagogical productivity, which involves recognition of
stimulating pedagogical renewal. The conclusions pointed to the appreciation of pedagogical
coordination in the space and time of the school by the exchange between peers, by articulation
with collective training and with workprojects that direct advances inthepedagogicalperformance
of the coordinators, thus constituting continuing education in service. Therefore, it is necessary
to institutionalize the careerof the pedagogical coordinator in the Federal District, in order to make
it perennial and valued. Thus, the school can be established as a space for consolidating the
processes of teaching and learning and, especially, for continuing education of teachers. | pt_BR |
dc.contributor.email | rosangelavitoria.n@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|