Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/40269
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MarceloBritodeLima.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Elaboração e validação de cartilha educativa com exercícios físicos específicos para prevenção de quedas em idosos da comunidade
Outros títulos: Elaboration and validation of educational booklet with specific physical exercises for preventing falls in elderly community
Autor(es): Lima, Marcelo Brito de
Orientador(es): Safons, Marisete Peralta
Assunto: Cartilhas educativas
Quedas (acidentes) em idosos - prevenção
Exercícios físicos para idosos
Idosos - saúde e higiene
Marcha humana
Data de publicação: 19-Mar-2021
Referência: LIMA, Marcelo Brito de. Elaboração e validação de cartilha educativa com exercícios físicos específicos para prevenção de quedas em idosos da comunidade. 2020. 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Com o processo de envelhecimento as modificações morfológicas, fisiológicas e psicológicas podem ocasionar déficits do equilíbrio e distúrbios da marcha acarretando um dos maiores motivos de preocupação com esta população, que são as quedas, e estas possibilitam a ocorrência de limitações funcionais e até a morte. Diante desse cenário medidas devem ser tomadas como cuidados básicos de segurança e prevenção. OBJETIVO: Desenvolver e validar uma cartilha educativa para prevenção de quedas em idosos da comunidade. MÉTODO: Trata-se de um estudo metodológico realizado a partir de junho de 2018 até junho de 2020. Foi realizado o levantamento bibliográfico de publicações relacionadas a cartilhas de prevenção de quedas em idosos com exercícios físicos para minimizar o risco das mesmas. Logo em seguida foi a etapa de elaboração da cartilha e validação através de juízes. RESULTADOS: Para a validação da aparência e conteúdo do material foram selecionados 22 juízes, conforme critérios estabelecidos, que avaliaram a cartilha através do Índice de validade de conteúdo (IVC) e foi realizado o cálculo de concordância da amostra através do coeficiente de concordância Kappa. CONCLUSÃO: A cartilha educativa em estudo, obtendo como resultado do IVC global o índice de 0,89% de concordâncias entre as respostas alcançando a validação e após aplicado o teste de concordância Kappa (K) obteve coeficiente de 0,77% sendo classificado como excelente concordância entres os juízes segundo Fleiss (1981)
Abstract: With the aging process, morphological, physiological, and psychological changes can cause balance deficits and gait disorders, causing one of the biggest reasons for concern with this population, which are falls, and these allow the occurrence of functional limitations and even the death. Given this scenario, measures must be taken as basic safety and prevention care. OBJECTIVE: To develop and validate an educational booklet for the prevention of falls in the elderly in the community. METHOD: This is a methodological study carried out from June 2018 until June 2020. A bibliographic survey of publications related to fall prevention primers in the elderly with physical exercises was carried out to minimize their risk. Soon after, it was the stage of preparing the booklet and validating it through judges. RESULTS: To validate the appearance and content of the material, 22 judges were selected, according to established criteria, who evaluated the booklet through the Content Validation Index (CVI) and the sample agreement was calculated using the Kappa concordance coefficient. CONCLUSION: The educational booklet under study, obtaining as a result of the global CVI the index of 0.89% of agreement between the answers reaching validation and after applying the Kappa (K) agreement test obtained a coefficient of 0.77% being classified as excellent agreement between the judges according to Fleiss (1981).
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.