http://repositorio.unb.br/handle/10482/40293
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2020_JoseanesLimadosSantos.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Registro da memória e construção da identidade histórica do Terreiros Filhos de Obá |
Autor(es): | Santos, Joseanes Lima dos |
Orientador(es): | Nascimento, Wanderson Flor do |
Assunto: | Conhecimento tradicional Interculturalidade Candomblé Terreiros Racismo epistêmico Memória cultural |
Data de publicação: | 23-Mar-2021 |
Data de defesa: | 27-Fev-2020 |
Referência: | SANTOS, Joseanes Lima dos. Registro da memória e construção da identidade histórica do Terreiros Filhos de Obá. 2020. 87 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Este trabalho busca discorrer sobre a construção da memória do Terreiro Filhos de Obá fundado no século XIX, localizado no município de Laranjeiras, estado de Sergipe. Inicialmente falamos sobre a concepção dinâmica da memória e exploramos outros aspectos a ela relacionados, tais como, tradição e oralidade, como bases fundamentais para sua preservação. No decorrer do texto, tratamos sobre a produção de conhecimento tradicional e a disputa contrahegemônica em relação ao conhecimento científico. A seguir, abordamos a interculturalidade do Terreiro Filhos de Obá como uma ação pioneira no estado de Sergipe para garantir a resistência das comunidades de terreiro. Analisamos os sentidos do discurso da “pureza nagô” e sua natureza manipuladora e seu impacto na discriminação do candomblé intercultural. Foram utilizadas fontes diversificadas: rodas de conversa, entrevistas, redes sociais, bibliografia específica, vivência no terreiro. |
Abstract: | This work seeks to discuss the construction of the memory of the Filhos de Obá Terreiro founded in the 19th century, located in the Laranjeiras, state of Sergipe. Initially we talked about the dynamic conception of memory as well, we explored othe aspects related to it, such as, tradition and orality, as fundamental bases for its preservation. Throughout the text, we deal with the production of traditional knowledge and the counter-hegemonic dispute with scientific knowledge and its hegemonic commitment. Next, we approach the Filhos de Obá Terreiro interculturality as a pioneering acton in the state of Sergipe to guarantee the resistance of the communities Terreiro. We analyzed the meanings of the “Nagô purity” discourse and its manipulative nature; its impact on the discrimination of intercultural candomblé. Diverse sources were used: conversation circles, interviews, social networks, specific bibliography, experience in the terreiro. |
Unidade Acadêmica: | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) Departamento de Antropologia (ICS DAN) Faculdade de Educação (FE) Faculdade UnB Planaltina (FUP) Instituto de Ciências Sociais (ICS) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Departamento de Antropologia, Faculdade de Educação, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Ciências Sociais, 2020. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, Mestrado Profissional |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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