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2020_ClarissadaSilvaRodrigues.pdf2,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorD’Angelo, Biagio-
dc.contributor.authorRodrigues, Clarissa da Silva-
dc.date.accessioned2021-03-26T14:36:41Z-
dc.date.available2021-03-26T14:36:41Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.date.submitted2020-10-26-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Clarissa da Silva. O mito nu: iconografia de “Moema” entre Victor Meirelles e Claudia Andujar. 2020. 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40333-
dc.descriptionDissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação nasce da constatação do reaparecimento da personagem de Moema do poema de Santa Rita Durão, a Victor Meirelles e o trabalho fotográfico de Claudia Andujar. Nesta pesquisa tentou-se construir a mitografia da indígena proveniente do poema, utilizando-se do conceito de forma e baseando-se em aportes teóricos que tratam do nu e da nudez na estética e na história da arte, à luz das ambiguidades criadas pela imagem. À diferença da Moema de Meirelles, as imagens dos corpos indígenas nus de Andujar parecem reconstruir o mito brasileiro de Moema. Com efeito, elas produzem “dessentidos” que abrem precedentes para uma mudança de aspecto no aparecimento e percepção do corpo indígena nu. A arqueologia da imagem das ninfas indígenas na pintura e na fotografia permite que outras imagens revelem aspectos referentes a Moema. A figuração do corpo de Moema torna problemática a representação da identidade feminina que, por vezes, ainda retrata a tragédia da nação a partir de um corpo nu e morto.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO mito nu : iconografia de “Moema” entre Victor Meirelles e Claudia Andujarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArtes visuaispt_BR
dc.subject.keywordMoemapt_BR
dc.subject.keywordNinfapt_BR
dc.subject.keywordMitopt_BR
dc.subject.keywordNupt_BR
dc.subject.keywordArqueologia da imagempt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This thesis is the result of the reappearance of Moema's character from the poem of Saint Rita Durão, Victor Meirelles and the photographic work of Claudia Andujar. In this research we tried to construct the mythography of the indigenous person from the poem, using the concept of form and based on theoretical contributions that deal with the nude and nakedness in aesthetics and art history, in light of the ambiguities created by the image. Unlike Moema of Meirelles, the images of Andujar's naked indigenous bodies seem to reconstruct the Brazilian myth of Moema. In fact, they produce "de-senses" that open precedents for a change in appearance and perception of the naked indigenous body. The archaeology of the image of indigenous nymphs in painting and photography allows other images to reveal aspects of Moema. The figuration of Moema's body makes problematic the representation of female identity which, at times, still portrays the tragedy of the nation from a naked and dead body.pt_BR
dc.description.abstract3Ce mémoire est né de l'observation de la réapparition du personnage de Moema du poème de Santa Rita Durão à Victor Meirelles et jusqu'à l'œuvre photographique de Claudia Andujar. Dans cette recherche, nous avons essayé de construire la mythographie de l'indigène issue du poème, en utilisant le concept de forme et en nous basant sur des contributions théoriques qui traitent du nu et de la nudité dans l'esthétique et l'histoire de l'art, à la lumière des ambiguïtés créées par l'image. Contrairement à Moema de Meirelles, les images des corps nus des indigènes d'Andujar semblent reconstituer le mythe brésilien de Moema. En fait, ils produisent des "dessens" qui établissent des précédents pour un changement d'aspect dans l’apparition et dans la perception du corps nu indigène. L'archéologie de l'image des nymphes indigènes dans la peinture et la photographie permet à d'autres images de révéler des aspects liés à Moema. La figuration du corps de Moema rend problématique la représentation de l'identité féminine qui, parfois, dépeint encore la tragédie de la nation à partir d'un corps nu et mort.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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