Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Francisco Thiago | - |
dc.contributor.author | Spagna, Eveline de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-26T15:24:13Z | - |
dc.date.available | 2021-03-26T15:24:13Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-26 | - |
dc.date.submitted | 2020-11-27 | - |
dc.identifier.citation | SPAGNA, Eveline de Oliveira. A atuação do gestor escolar na relação entre currículo e organização do trabalho pedagógico. 2020. 140 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40341 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por objetivo discutir as implicações da atuação do gestor, eleito
democraticamente, na organização do trabalho pedagógico para a efetivação das
estratégias previstas no Currículo em Movimento da Secretaria de Estado de
Educação do Distrito Federal (SEEDF). No campo teórico, a pesquisa situa-se numa
perspectiva crítico-dialética com aproximações pela lente teórica dos estudos
marxistas, principalmente, no que tange os conceitos de prática social na tentativa de
identificar as principais características do objeto, apreendendo suas abstrações para
compreender a realidade concreta em que ele se insere. A pesquisa situa-se no
campo qualitativo (CRESWELL, 2007) e foi desenvolvida em uma escola da
Secretaria de Educação do Distrito Federal, tendo como procedimentos de coleta de
dados a análise documental, a observação participante de reuniões, questionário a
professores, entrevistas semiestruturadas a coordenadores e ao gestor. Para a
apreciação dos achados da pesquisa recorreu-se a análise de conteúdo em Bardin
(2016), pelas seguintes fases: 1) pré-análise, 2) exploração do material e 3)
tratamento dos resultados, inferência e interpretação. A pesquisa está estruturada em
três eixos principais: Gestão Democrática; Organização do Trabalho Pedagógico e
Currículo. O referencial teórico que sustentou essa pesquisa no eixo da organização
do trabalho pedagógico reside em Freitas (1995), Libâneo (2015), Saviani (2007,
2010, 2012), Silva E. (2017), Vasconcellos (2002, 2013) e Veiga (2001, 2003, 2007).
Em relação ao currículo, a base teórica foi construída a partir de Sacristán (1999,
2000, 2006), Silva F. (2011, 2015, 2016) e Borges (2010, 2016). O embasamento das
discussões acerca da gestão democrática foi apoiado pelas produções de Araújo
(2012), Lück (2000, 2005, 2009, 2010) e Paro (2008, 2010, 2016). Por fim, os achados
da pesquisa revelam que existe grande centralidade das decisões de gestão nos
aspectos financeiros e administrativos em detrimento do pedagógico, ainda assim, as
demandas provenientes dos docentes eram acolhidas e o trabalho pedagógico estava
em processo de ressignificação curricular como elemento central da OTP. Diante
disso, propõe-se como produto técnico um curso de formação continuada destinada
aos gestores da SEEDF contemplando os três eixos da pesquisa. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A atuação do gestor escolar na relação entre currículo e organização do trabalho pedagógico | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Organização do trabalho pedagógico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to discuss the implications of the performance of the manager,
democratically elected, in the organization of pedagogical work for the implementation
of the strategies foreseen in the Currículo em Movimento of the Secretaria de Estado
de Educação do Distrito Federal (SEEDF). In the theoretical field, research is situated
in a critical-dialectical perspective with approximations through the theoretical lens of
Marxist studies, mainly, with regard to the concepts of social practice in an attempt to
identify the main characteristics of the object, seizing its abstractions to understand the
concrete reality in which it is part. The research is located in the qualitative field
(CRESWELL, 2007) and was developed in a school of the Secretaria de Educação do
Distrito Federal, having as data collection procedures the documental analysis,
participant observation of meetings, questionnaire to teachers, semi-structured
interviews with coordinators and the manager. Content analysis in Bardin (2016) was
used to assess the research findings, in the following phases: 1) pre-analysis, 2)
exploration of the material and 3) treatment of results, inference and interpretation. The
research is structured in three main axes: Democratic Management; Organization of
Pedagogical Work and Curriculum. The theoretical reference that sustained this
research in the axis of the organization of pedagogical work lies in Freitas (1995),
Libâneo (2015), Saviani (2007, 2010, 2012), Silva E. (2017), Vasconcellos (2002,
2013) and Veiga (2001, 2003, 2007). Regarding the curriculum, the theoretical basis
was bult from Sacristán (1999, 2000, 2006), Silva F. (2011, 2015, 2016) and Borges
(2010, 2016). The basis of discussions about democratic management was supported
by the productions of Araújo (2012), Lück (2000, 2005, 2009, 2010) and Paro (2008,
2010, 2016). Finally, the research findings reveal that there is a great centrality of
management decisions in the financial and administrative aspects to the detriment of
the pedagogical, even so, the demands coming from the professors were accepted
and the pedagogical work was in the process of resignifying the curriculum of a central
element in OTP. That said, it is proposed as a technical product a continuing training
course aimed at SEEDF managers contemplating the three axes of the research. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:evelinespagna@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|