Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40361
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_EstherAlmeidadaSilvaXavier.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBrambatti, Larissa Polejack-
dc.contributor.authorXavier, Esther Almeida da Silva-
dc.date.accessioned2021-03-28T20:15:14Z-
dc.date.available2021-03-28T20:15:14Z-
dc.date.issued2021-03-28-
dc.date.submitted2020-10-30-
dc.identifier.citationXAVIER, Esther Almeida da Silva. Comunicação de notícias difíceis em um hospital universitário: desafios e possibilidades na formação médica. 2020. 163 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40361-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2020.pt_BR
dc.description.abstractNotícias difíceis são quaisquer informações que afetem seriamente e de forma adversa a visão de um indivíduo sobre o seu futuro. Na saúde, elas são hipóteses diagnósticas de condições clínicas (agudas ou crônicas), com prognóstico limitado, terapia desfavorável de quadros irreversíveis (sequelas) ou sem tratamento modificador do curso da doença, (assistência paliativa, óbito). Aos médicos é atribuída a competência de comunicá-las, mas nem sempre eles se sentem preparados e motivados a fazê-la. Assim, realizou-se uma pesquisa descritiva-exploratória, de caráter qualitativo, com objetivo de compreender como ocorre a preparação de médicos residentes para comunicar notícias difíceis em um hospital universitário do Distrito Federal. Participaram 19 médicos dos programas de residência em Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria, dentre staffs, R1, R2 e R3, que responderam a uma entrevista semiestruturada com 10 perguntas. Compôs a coleta dos dados uma pesquisa documental dos projetos pedagógicos dessas residências, analisando carga horária, objetivos associados à comunicação de notícias difíceis, cenários de atuação hospitalar e disciplina sobre comunicação de notícias difíceis, assim como os registros vivenciais da pesquisadora em campo. A análise das entrevistas usou como método o discurso do sujeito coletivo (DSC). Os participantes relataram etapas preparatórias dos protocolos SPIKES e P-A-C-I-E-N-TE. A falta de espaço privativo para conversar, a reação comportamental do paciente ou da família, as barreiras de comunicação e as interferências familiares foram as dificuldades mais apontadas. A tentativa de providenciar um ambiente adequado, checar com o paciente o que ele já sabe, o apoio familiar, o apoio da equipe multiprofissional e o linguajar acessível foram as estratégias mais citadas. Para aprimoramento dos programas, os residentes apontaram a necessidade de treinamento médico, o suporte da equipe multiprofissional, a realização de grupos de apoio e discussão com apoio matricial, enquanto os staffs sinalizaram a possibilidade de aulas com a Psicologia para orientação teórica e técnica quanto a abordagem dessas notícias. Por fim, a educação interprofissional em saúde surgiu como fator relevante para a abordagem e prática dessas comunicações.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleComunicação de notícias difíceis em um hospital universitário : desafios e possibilidades na formação médicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMás notíciaspt_BR
dc.subject.keywordFormação médicapt_BR
dc.subject.keywordEducação interprofissionalpt_BR
dc.subject.keywordEducação permanentept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Difficult news are any information that seriously and adversely affect an individual's view of their future. In health, they are diagnostic hypotheses of clinical conditions (acute or chronic), with limited prognosis, unfavorable therapy for irreversible conditions (sequelae) or without treatment that changes the course of the disease (palliative care, death). Physicians are empowered to communicate them, but they are not always prepared and motivated to do so. Thus, a qualitative descriptive-exploratory research was carried out with the objective of understanding how the preparation of resident doctors to communicate difficult news occurs in a university hospital in the Federal District. Nineteen physicians from the residency programs in General Surgery, Internal Medicine, Gynecology and Obstetrics and Pediatrics participated, among staffs, R1, R2 and R3, who answered a semi-structured interview with 10 questions. The data collection comprised a documentary research of the pedagogical projects of these residences, analyzing the workload, objectives associated with the communication of difficult news, scenarios of hospital activities and discipline on communication of difficult news, as well as the experimental records of the researcher in field. The analysis of the interviews used the collective subject discourse (CSD) as a method. Participants reported preparatory steps for the SPIKES and P-A-C-I-E-N-TE protocols. The lack of private space to talk, the patient's or family's behavioral reaction, communication barriers and family interference were the most pointed difficulties. The attempt to provide an adequate environment, check with the patient what he already knows, family support, support from the multidisciplinary team and accessible language were the most cited strategies. To improve the programs, the residents pointed out the need for medical training, the support of the multidisciplinary team, the holding of support groups and discussion with matrix support, while the staffs signaled the possibility of classes with Psychology for theoretical and technical guidance regarding approach to these news. Finally, interprofessional health education emerged as a relevant factor for the approach and practice of these communications.pt_BR
dc.contributor.emailesther.gea.ex@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Clínica (IP PCL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Culturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.