Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Passanezi, Paula Meyer Soares | - |
dc.contributor.author | Sidou, Jeane Souza Chaves | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-28T22:56:26Z | - |
dc.date.available | 2021-03-28T22:56:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-28 | - |
dc.date.submitted | 2020-10-16 | - |
dc.identifier.citation | SIDOU, Jeane Souza Chaves. A internacionalização das micro e pequenas empresas: o impacto da transferência de tecnologia para inovação no desempenho exportador. 2020. xiv, 80 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40368 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve o objetivo de compreender o papel da inovação no âmbito organizacional das micro e pequenas empresas que desejam atuar no mercado internacional. A metodologia adotada baseou-se em referencial teórico que aborda o assunto e a aplicação de pesquisa empírica baseada em questionário aplicado para 40 empresas. Esse questionário seguiu os critérios do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) cujo foco é estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade. Com base nesse diagnóstico foi possível observar os desafios enfrentados por essas empresas em relação a atuação no mercado externo, ambiente onde há forte concorrência, e principalmente a pouca adesão dessas organizações a estratégias claras de implementação de projetos de inovação. Outro ponto de atenção foram os processos e as rotinas organizacionais, apesar de muito importantes, não foram pontos de convergência entre as empresas. Como produto tecnológico, criou-se um guia que oriente esse nicho de empresas que desejam atuar no mercado internacional bem como implantar estratégias de inovação, denominado GIPEX, sobre inovação, transferência de tecnologia e o passo a passo para o empresário proceder com a atividade exportadora. Em um cenário de instabilidade econômica atual, e a busca por novas oportunidades de negócio, atuar no mercado internacional é uma das estratégias que a empresa pode adotar para manter o negócio lucrativo e diminuir a dependência do mercado interno, o GIPEX muito pode contribuir no novo planejamento organizacional com informações essenciais e sintéticas para ajudar a empresa transpor fronteiras e atingir novos mercados com sucesso. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A internacionalização das micro e pequenas empresas : o impacto da transferência de tecnologia para inovação no desempenho exportador | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exportação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transferência de tecnologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pequenas empresas | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aimed to understand the role of innovation in the organizational scope of micro and
small companies that wish to operate in the international market.
The methodology adopted was based on a theoretical framework that addresses the subject
and the application of empirical research based on a questionnaire applied to 40 companies.
This questionnaire followed the criteria of the Management Excellence Model (MEG) whose
focus is to encourage and support Brazilian organizations in the development and evolution of
their management so that they become sustainable, cooperative and generate value for society.
Based on this diagnosis, it was possible to observe the challenges faced by these companies in
relation to their performance in the foreign market, an environment where there is strong
competition, and especially the low adhesion of these organizations to clear strategies for
implementing innovation projects. Another point of attention was the organizational processes
and routines, although very important, they were not points of convergence between
companies.
As a technological product, a guide was created to guide this niche of companies wishing to
operate in the international market as well as to implement innovation strategies, called
GIPEX, on innovation, technology transfer and the step by step for the entrepreneur to
proceed with the export activity.
In a scenario of current economic instability, and the search for new business opportunities,
operating in the international market is one of the strategies that the company can adopt to
keep the business profitable and reduce dependence on the domestic market, GIPEX can
contribute a lot in the new organizational planning with essential and synthetic information to
help the company successfully cross borders and reach new markets. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Ce travail visait à comprendre le rôle de l'innovation dans le périmètre organisationnel des
micro et petites entreprises qui souhaitent opérer sur le marché international.
La méthodologie adoptée était basée sur un cadre théorique qui aborde le sujet et l'application
d'une recherche empirique basée sur un questionnaire appliqué à 40 entreprises. Ce
questionnaire a suivi les critères du Management Excellence Model (MEG) dont l'objectif est
d'encourager et d'accompagner les organisations brésiliennes dans le développement et
l'évolution de leur management afin qu'elles deviennent durables, coopératives et génèrent de
la valeur pour la société.
À partir de ce diagnostic, il a été possible d'observer les défis auxquels ces entreprises sont
confrontées au regard de leur performance sur le marché étranger, un environnement où la
concurrence est forte, et surtout la faible adhésion de ces organisations à des stratégies claires
de mise en œuvre des projets d'innovation. Un autre point d'attention était les processus
organisationnels et les routines, bien que très importants, ils n'étaient pas des points de
convergence entre les entreprises.
En tant que produit technologique, un guide a été créé pour guider cette niche d'entreprises
souhaitant opérer sur le marché international ainsi que pour mettre en œuvre des stratégies
d'innovation, appelées GIPEX, sur l'innovation, le transfert de technologie et l'étape par étape
pour l'entrepreneur de procéder à l'exportation.
Dans un scénario d'instabilité économique actuelle et de recherche de nouvelles opportunités
commerciales, opérer sur le marché international est l'une des stratégies que l'entreprise peut
adopter pour garder l'entreprise rentable et réduire sa dépendance au marché intérieur, GIPEX
peut apporter une contribution importante au nouveau planification organisationnelle avec des
informations essentielles et synthétiques pour aider l'entreprise à franchir avec succès les
frontières et à atteindre de nouveaux marchés. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:jeanesidou@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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