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Título: Quem dorme com os olhos dos outros, não acorda a hora que quer : colonialidade jurídica, constitucionalismo e direito à liberdade religiosa na diáspora- a cidade negra e os sujeitos constitucionais das religiões de matrizes africanas em Salvador
Autor(es): Vida, Samuel Santana
Orientador(es): Netto, Menelick de Carvalho
Coorientador(es): Duarte, Evandro Charles Piza
Assunto: Liberdade Religiosa e Diáspora
Colonialidade Jurídica e Racismo Institucional
Exuêutica
Cidade Negra e Sujeitos Constitucionais Insurgentes
Constitucionalismo Negro
Interculturalidade e Hermenêutica Diatópica
Referência: VIDA, Samuel Santana. Quem dorme com os olhos dos outros, não acorda a hora que quer: colonialidade jurídica, constitucionalismo e direito à liberdade religiosa na diáspora- a cidade negra e os sujeitos constitucionais das religiões de matrizes africanas em Salvador. 2018. 100. f. Dissertação (Mestrado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta dissertação analisa a proposição, tramitação e repercussão político-jurídica do PL 308/2013, apresentado à Câmara Municipal de Salvador, propondo a proibição do uso de animais em rituais religiosos e sua repercussão junto às religiões de matrizes africanas. Os dados emergentes da análise indicam a persistência da colonialidade jurídica e do racismo institucional, disfarçados pelo juridicismo e pelas mitologias jurídicas da modernidade, configurando uma narrativa sobre o constitucionalismo brasileiro que exclui e silencia o protagonismo jurídico-político do povo de santo, estabelecendo uma prática constitucional incapaz de abarcar e reconhecer plenamente o direito à Liberdade Religiosa das comunidades religiosas de matrizes africanas. A partir da experiência e legado civilizatório e epistemológico das religiões do atlântico negro e suas estratégias e práticas de resistência e afirmação, sugere a possibilidade de uma “exuêutica” capaz de revelar a relevância destas na configuração da cidade negra, em conflito e disputa com a cidade colonial, delimitando o lócus privilegiado para a identificação e o resgate das experiências silenciadas do constitucionalismo negro no Brasil. Busca a identificação do processo de construção do povo de santo como sujeito constitucional insurgente, na resistência histórica e enfrentamento das restrições e cerceamentos ao exercício do direito fundamental à liberdade religiosa e a necessidade de deslocamentos na narrativa e prática constitucional orientados pela interculturalidade, articulando uma perspectiva hermenêutica diatópica que enlace dialogicamente os legados epistemológicos diaspóricos e decoloniais e a tradição teórica crítica, desenvolvida no interior da modernidade.
Abstract: This thesis analyses the proposal, legislative process and political and legal repercussion of the Bill 308/2013, presented to the Legislative Assembly of the city of Salvador, that proposes the forbiddance of use of animals in religious rituals and its consequences upon the African Brazilian religions. Emerging analyzed data indicate the persistence of legal coloniality and institutional racism, disguised by legalism and modern legal mythologies, which forges a narrative about Brazilian constitutionalism that excludes and silences the legal and political protagonism of the community of practitioners of African Brazilian religions, stablishing a constitutional practice which is unable to fully embrace and recognize their right to Religious Freedom. From the experience and civilizational and epistemological legacy of Black Atlantic religions and their resistance and affirmative strategies and practices, this research suggests the possibility of a form of “Eshueutics” able to reveal their relevance in the configuration of the Black City, in conflict and dispute with the colonial city, demarcating the privileged locus for identification and rescue of the silenced experiences of the Black Brazilian constitutionalism. This thesis, finally, searches the identification of the construction process of the community of practitioners of African Brazilian religions as insurgent constitutional subjects in the historical resistance and confrontation with the restrictions and curtailments of the exercise of the fundamental right of religious freedom as well as the need of displacements in the narrative and constitutional practice guided by interculturality, articulated with a perspective of diatopical hermeneutics that dialogically bonds the diasporic and decolonial epistemological legacies and the critical theoretical tradition developed within modernity.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2018.
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