Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Marins, Paulo Roberto Affonso | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Jhonata Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-31T14:35:17Z | - |
dc.date.available | 2021-03-31T14:35:17Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-31 | - |
dc.date.submitted | 2020-09-16 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Jhonata Pereira. O ensino do contrabaixo elétrico por meio de aulas centradas no aluno: uma análise com alunos do curso de licenciatura em Música da UnB. 2020. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40403 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo apresentado a seguir trata sobre o ensino do contrabaixo elétrico por meio de aulas
centradas no aluno. As análises levantadas se deram com alunos do curso de licenciatura em
música da UnB, com o intuito de verificar apontamentos sobre uma aula de contrabaixo
elétrico centrada no estudante. Para a realização deste estudo se fez necessário levantar
reflexões sobre as possíveis respostas encontradas das entrevistas aos participantes e as ações
a cada perfil de aluno selecionado para esse estudo. Para entender o ensino e aprendizagem
centrados no discente dentro do contexto da aula de contrabaixo elétrico, se fizeram
necessários levantamentos e diálogos referenciando a teoria de Carl Rogers(1969) sobre a
abordagem centrada. Por meio de uma pesquisa ação foi possível mapear pontos sobre o
universo musical dos alunos no intuito de se construir um diálogo com o ensino do
contrabaixo elétrico centrado no aluno. Os pontos abordados neste estudo foram aspectos que
emergiram a partir da nossa experiência como estagiário da docência na disciplina de
contrabaixo elétrico da UnB por três semestres, em que foram selecionados três estudantes,
A, B e C, para participar das aulas individualizadas. No contexto das aulas-diagnóstico,
observamos a densidade de se aplicar um ensino como se almejou nos levando a reflexões
mais profundas sobre a aula de contrabaixo elétrico, apontando um estreitamento a um ensino
centrado no aprendiz, podendo produzir uma aprendizagem centrada nele mediada por um
planejamento personalizado. Nessa perspectiva, considerando nosso lócus de pesquisa,
podemos dizer que chegamos ao final do nosso estudo observando a importância do ensino de
contrabaixo centrado no aluno, resultando em uma aprendizagem conectada ao universo
musical dele e um planejamento resultante da escuta, por parte do professor, e personalizado
ao universo do aluno, mas não limitado a esse universo, um planejamento que aponte, ao
aluno, novos horizontes musicais, lhe permitindo transitar sobre seu universo musical com
possibilidade de expansão. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O ensino do contrabaixo elétrico por meio de aulas centradas no aluno : uma análise com alunos do curso de licenciatura em Música da UnB | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contrabaixo - ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aula de música - planejamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - instrução e estudo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The study presented below deals with the teaching of electric bass through student-centered
classes. The analysis surveyed took place with students from the music undergraduate course
at UnB, in order to check notes on a student-centered electric bass class. In order to carry out
this study, it was necessary to raise reflections on the possible answers found in the
interviews with the participants and the actions to each profile of student selected for this
study. To understand student-centered teaching and learning within the context of the electric
bass class, it was necessary to conduct surveys and dialogues referencing Carl Rogers(1969)
theory on the centered approach. Through an action research it was possible to map points
about the students' musical universe in order to build a dialogue with the teaching of electric
bass centered on the student. The points addressed in this study were aspects that emerged
from our experience as a teaching intern in the subject of electric double bass at UnB for
three semesters, in which three students, A, B and C, were selected to participate in
individualized classes. In the context of the diagnostic classes, we observed the density of
applying a teaching as desired, leading us to deeper reflections on the electric bass class,
pointing out a narrowing to a teaching centered on the learner, being able to produce a
learning centered on him mediated by a personalized planning. In this perspective,
considering our research locus, we can say that we reached the end of our study observing the
importance of student centered bass teaching, resulting in a learning connected to the
student's musical. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|