Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pato, Claudia Márcia Lyra | - |
dc.contributor.author | Santana, Camila Freitas de | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-05T15:32:52Z | - |
dc.date.available | 2021-04-05T15:32:52Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-05 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-04 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Camila Freitas de. Conexão com a natureza: um estudo com crianças camponesas no DF. 2020. [106] f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40425 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A humanidade se constitui a partir das relações, sejam elas entre humanos ou ser humano-
natureza, e compreender as nuances dessas relações compõe um mote para entender o quanto os
humanos se afastam ou se aproximam dos ambientes naturais. A imbricação de Educação
Ambiental, Ecologia Humana e Educação do Campo possibilitam uma compreensão de que tipo
de relação as crianças do campo constroem com a natureza. De forma hipotética, como a criança
camponesa está em contato direto com os ambientes naturais, supõem-se que ela tenha conexão
com a natureza, mas esta relação não é necessariamente linear. Assim, este trabalho visa
compreender o quanto as crianças campesinas de um assentamento e um acampamento do
Distrito Federal se sentem conectadas com a natureza. Este trabalho ocorreu em dois espaços: um
assentamento e um acampamento do Distrito Federal. Participaram da pesquisa dezenove
crianças (N=19), sendo quatorze do sexo feminino e cinco do sexo masculino, com faixa etária de
4 a 12 anos, com a média de idade de 6,6 anos. Foi utilizado o método misto, com a realização da
observação participante, oficinas vivenciais e uma entrevista semiestruturada, além do uso da Escala
de Inclusão da Natureza no Self- INS (Schultz, 2001). Foram utilizadas a análise de conteúdo
com o uso do software: Iramuteq para a análise dos dados qualitativos, complementados por
análises descritivas da INS. Neste trabalho uma das formas das crianças campesinas se
conectarem com a natureza ocorre por meio do brincar. A natureza assume o significado de
liberdade, aspectos divinos e destaque para sua proximidade com as crianças camponesas,
representada pelo advérbio aqui. Os resultados da escala apontam que 85,8% das crianças se
sentem conectadas com a natureza, com 7,1% parcialmente conectados, e 7,1% não se sentem
conectados a natureza. Esta pesquisa abre caminho para pesquisas com crianças campesinas e
atividades pedagógicas no campo. Assim, torna-se necessária a produção de conhecimento sobre
as relações das crianças do campo e sua conexão com a natureza, contribuindo assim para a
construção de projetos educativos e ambientais com a reafirmação do direito à educação do
campo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Conexão com a natureza : um estudo com crianças camponesas no DF | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças camponesas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Humanity is constituted from relationships between humans or human-nature, and the
comprehension of the nuances of these relationships composes how humans move away or
approach from natural environments. The imbrication of Environmental Education, Human
Ecology and Countryside Education allows an understanding of what kind of relationship
children who lives in the countryside build with nature. Hypothetically, hypothetically, rural
children live closer to nature in a direct contact with natural environments, it is expected that it
will have a greater connection with nature, but this relationship is not necessarily linear. Thus,
this work want to understand how countryside children of a settlement and a camp in the Federal
District feel connected with nature. This work takes place in two spaces: a settlement and a camp
in the Federal District. Nineteen children participated in the research (N = 19), fourteen of whom
were female and five were male, aged 4 to 12 years, with a mean age of 6.6 years. The mixed
method was used, with participant observation, experiential workshops and a semi-structured
interview, in addition to the use of the Nature Inclusion Scale in Self-INS (Schultz, 2001).
Content analysis using the software: Iramuteq was used for the analysis of qualitative data,
complemented by descriptive analyzes of the INS. In this work, one of the ways for countryside
children to connect with nature is through play. Nature takes on the meaning of freedom, divine
aspects and prominence for its proximity to countryside children, represented by the adverb here.
The scale results show that 85.8% of children feel connected to nature, with 7.1% partially
connected, and 7.1% do not feel connected to nature. This research paves the way for research
with countryside children and educational activities in the field. Thus, it is necessary to produce
knowledge about the relationships of countryside children and their connection with nature, thus
contributing to the construction of educational and environmental projects with the reaffirmation
of the right to countryside education. | pt_BR |
dc.contributor.email | camilafreitasdsantana@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|