http://repositorio.unb.br/handle/10482/40502
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_AssistenciaEstudantilUniversidade.pdf | 572,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A assistência estudantil na Universidade de Brasília durante a pandemia do Covid-19 |
Outros títulos: | Student assistance in the University of Brasília during the Covid-19 pandemic |
Autor(es): | Lima, Jackeline Soares |
Assunto: | Relato de experiência Universidade de Brasília Assistência estudantil Covid-19 Inclusão digital |
Data de publicação: | 2021 |
Editora: | Cadernos Cajuína |
Referência: | LIMA, Jackeline Soares. A assistência estudantil na Universidade de Brasília durante a pandemia do Covid-19. Cadernos Cajuína, v. 6, n. 3, 2021. Disponível em: https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/504. Acesso em: 12 abr. 2021. |
Resumo: | Este artigo trata-se de um relato da experiência de trabalho na assistência estudantil da Universidade de Brasília durante a pandemia do Covid-19 em 2020. O período estudado (março a setembro) abrange desde a suspensão do funcionamento presencial no campus universitário, às medidas e planejamento de retomada do semestre e o efetivo retorno do período letivo de maneira remota. O objetivo desse relato é realizar um exame reflexivo das ações desenvolvidas para a promoção da assistência estudantil apontando os acertos, ganhos, dificuldades e demais resultados alcançados. Apresenta o processo de implantação do edital inédito de “inclusão digital” que teve a finalidade de assegurar igualdade de oportunidade e isonomia de participação nas aulas onlines da universidade, proporcionando aos estudantes de baixa renda acesso à internet e computador. Utilizou-se a metodologia de observação participante e análise documental na construção do relato de experiência. Avaliou-se como efetivo as ações desempenhadas e os desafios encontrados deverão ser orientadores para repensar o próximo semestre. |
Abstract: | This article is an experience report about the work in the student assistance at the University of Brasilia during the pandemic of Covid-19 in 2020. The period studied (March to September) englobes from the suspension of presential operation on the university campus until measures and planning for resuming the semester and the effective return of the term remotely. The main objective is to reflex about the actions developed to promote student assistance and check the successes and difficulties. It shows the process of implementing the unprecedented “digital inclusion” that gave to low-income students oportunity and equality in online classes by way of access to te internet and computers. Participatory observation and bibliographic analysis were the Two methodological procedures useds in this experience report. The work performed was evaluated as effective and the challenges encountered should be guiding to rethink the next semester. |
Licença: | Cadernos Cajuína - Direitos autorais 2021 Jackeline Soares Lima - (CC BY NC ND) - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Fonte: https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/504. Acesso em: 12 abr. 2021. |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins UnB - Covid-19 |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.