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Título: Sankofa, políticas públicas e interseccionalidade : um estudo sobre Matilde Ribeiro, uma mulher negra na gestão da SEPPIR (2003 A 2008)
Autor(es): Cruz, Thânisia Marcella Alves
Orientador(es): Filice, Renísia Cristina Garcia
Assunto: Interseccionalidade
Mulheres negras
Gênero
Políticas públicas educacionais
Movimento de mulheres negras
Data de publicação: 13-Abr-2021
Referência: CRUZ, Thânisia Marcella Alves. Sankofa, políticas públicas e interseccionalidade: um estudo sobre Matilde Ribeiro, uma mulher negra na gestão da SEPPIR (2003 A 2008). 2020. 145 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta dissertação parte do seguinte questionamento: “Em que medida as experiências de uma mulher negra – Matilde Ribeiro – em cargo de gestão na SEPPIR/PR, singularizaram a ação pública em atendimento à pauta negra, no que se refere às políticas públicas para a educação, de 2003 a 2008, até os dias atuais (2020)?” Para tanto, buscouse compreender, em uma abordagem interseccional de raça e gênero em espaços de gestão, a atuação dessa mulher no órgão e período problematizados. Também se questionou de que forma suas experiências e trajetória enquanto mulher negra, acadêmica e ativista foram mobilizadas para compor as políticas educacionais para a população negra. Para o alcance das informações, utilizou-se de arquivos de domínio público como o Currículo Lattes, Decretos, Portarias, Leis e publicações atrelados à ação da Ministra. A partir da análise desses documentos, realizou-se entrevista semiestruturada em profundidade com a ex-Ministra Matilde Ribeiro. Assim, baseando-se no princípio da Interseccionalidade, a pesquisa evidencia suas articulações com as demandas do Movimento de Mulheres Negras em sua prática como gestora. Para a fundamentação teórica, priorizou-se a escrita de autoras e autores, em sua maioria, comprometidos (as) explicitamente com a promoção da equidade de raça e gênero, além de imbuídos (as) da perspectiva de Políticas Públicas, Ação Pública e Gestão: Lélia Gonzalez (1982), Joselina Silva (2014), Renísia C. Garcia Filice (2008; 2011; 2017, 2019), Rayssa Araújo Carnaúba (2019) Carla Akotirene (2018), Kimberlé Crenshaw (2002; 2004), Patrícia Hill Collins (2018), Angela Davis (2016), Achille Mbembe (2017), Joaze Bernadino-Costa, Nelson Maldonato-Torres e Ramón Grosfoguel (2018), Walter Mignolo e María Lugones (2014), entre outros (as). Os resultados demonstram que a ex- Ministra, junto à sua equipe e à coletividade que a acompanha, impulsionou grandes ações públicas entre Programas, Fóruns e Encontros, possibilitando a criação de instrumentos de políticas públicas como: leis, normas, resoluções e publicações pertinentes à orientações para a implementação de políticas públicas e ações de caráter afirmativo e antirracista. Matilde Ribeiro, levada a priorizar as demandas, dentre elas, quilombolas e a educação, que, para a população negra são indissociáveis, atuou com destaque e proximidade junto à elaboração e execução de vários programas governamentais, dentre eles o Programa de Governo - Brasil sem Racismo (2003), o Programa Ações Afirmativas (2003) e o Programa Brasil Quilombola (PBQ) (2007). Conclui-se que a presença dessa mulher negra como gestora antirracista e antissexista imprimiu a visão de reparação histórica que a população negra reivindica. A SEPPIR/PR se mostrou como um espaço de conflito, mas também de diálogo por recepcionar as demandas dos movimentos sociais e atuar na intersetorialidade e transversalidade da pauta racial, dentre os demais órgãos.
Abstract: This essay starts from the following question: “To what extent did the experiences of a black woman - Matilde Ribeiro - in a management position at SEPPIR / PR distinguish public action in response to the black agenda, with regard to public policies for education from 2003 to 2008, until the present day (2020)?” Therefore, we sought to understand, in an intersectional approach of race and gender in management spaces, the role of this woman in the problematic organ and period. It was also questioned how her experiences and trajectory as a black woman, academic and activist were mobilized to compose educational policies for the black population. To reach the information, public domain files such as the Lattes Curriculum, Decrees, Ordinances, Laws and publications linked to the Minister's action were used. Based on the analysis of these documents, an in-depth semi-structured interview was conducted with former Minister Matilde Ribeiro. Thus, based on the principle of Intersectionality, the research shows its links with the demands of the Black Women Movement in its practice as a manager. For the theoretical foundation, priority was given to the writing of different authors, most of whom were explicitly committed to the promotion of race and gender equity, in addition to being imbued from the perspective of Public Policies, Public Action and Management : Lélia Gonzalez (1982), Joselina Silva (2014), Renísia C. Garcia Filice (2008; 2011; 2017, 2019), Rayssa Araújo Carnaúba (2019) Carla Akotirene (2018), Kimberlé Crenshaw (2002; 2004), Patrícia Hill Collins (2018), Angela Davis (2016), Achille Mbembe (2017), Joaze Bernadino-Costa, Nelson Maldonato-Torres and Ramón Grosfoguel (2018), Walter Mignolo and María Lugones (2014), among others. The results demonstrate that the ex-Minister, together with her team and the community that accompanies her, promoted great public actions among Programs, Forums and Meetings, enabling the creation of public policy instruments such as: laws, rules, resolutions and publications relevant to the guidelines for the implementation of public policies and actions of an affirmative and anti-racist nature. Matilde Ribeiro, led to prioritize the demands, among them "quilombolas" and education, which, for the black population are inseparable, acted with prominence and proximity with the elaboration and execution of several government programs, among them the Government Program - Brazil without Racism (2003), the Affirmative Actions Program (2003) and the "Brasil Quilombola" Program (PBQ) (2007). It is concluded that the presence of this black woman as an antiracist and anti-sexist manager impressed the vision of historical reparation that the black population claims. SEPPIR / PR proved to be a space of conflict, but also of dialogue for receiving the demands of social movements and acting in the intersectionality and transversality of the racial agenda, amongst other institutions.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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