Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Carneiro, Maria Helena da Silva | - |
dc.contributor.author | Mendes, Jacqueline Ribeiro de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-14T16:42:11Z | - |
dc.date.available | 2021-04-14T16:42:11Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-14 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-07 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Jacqueline Ribeiro de Souza. Leitura de esquemas e ensino de Biologia: o caso da respiração humana. 2020. 208 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40535 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho investigou a produção de sentidos a partir da leitura de esquemas didáticos que
representam o conhecimento científico acerca da respiração humana. Esquemas são
representações visuais amplamente utilizadas no ensino e aprendizagem de conceitos científicos
e é crescente sua inserção nos livros didáticos das disciplinas de Ciências Naturais. Entretanto,
em nossa prática docente, observamos que os estudantes apresentam dificuldades na
interpretação de esquemas. O estudo foi realizado com alunos cursando Licenciatura em
Pedagogia em uma Instituição de Ensino Superior no Distrito Federal. A metodologia de coleta
de dados foi definida a partir de um estudo piloto. Da primeira etapa da coleta, que consistiu na
realização de um exercício individual em sala de aula, participaram 17 alunos. Na segunda etapa,
foram realizadas entrevistas individuais com cinco alunos. As atividades envolviam a leitura e a
elaboração de esquemas. Definimos três níveis de leitura com base em princípios da Iconologia
de Erwin Panofsky. A Teoria da Dupla Codificação de Alan Paivio também integrou nosso quadro
teórico para análise dos dados. Os resultados indicaram que alguns alunos desconhecem o
significado convencional de elementos composicionais dos esquemas, como as cores; fazem
leituras narrativas acrescentando elementos aos esquemas a partir de seu conhecimento sobre
o assunto veiculado; nem sempre realizam as inferências necessárias para a interpretação do
esquema; apresentam dificuldade para expressar conhecimento nas formas verbal e por meio
da elaboração de esquemas. Por fim, resultados do estudo principal foram semelhantes em
alguns aspectos aos do estudo piloto, inclusive no que se refere às concepções sobre a
respiração. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Leitura de esquemas e ensino de Biologia : o caso da respiração humana | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura de esquemas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Respiração | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria da dupla codificação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Iconologia | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aimed to investigate the reading and interpretation of schematic diagrams that
represent scientific knowledge about human respiration. Schematic diagrams are visual
representations widely used in the teaching and learning of scientific concepts. Their insertion in
textbooks of the disciplines of Natural Sciences is increasingly high. However, in our teaching
practice, we observed that students face difficulties in interpreting schematic diagrams. We
carried out this study with students taking a degree in Pedagogy at a Higher Education Institution
in the Federal District of Brazil. The data collection methodology was defined based on a pilot
study. Seventeen students participated in the first stage of data collection. It consisted of
individually answering a six questions exercise. Five students attended the second stage, wich
involved reading and drawing schematic diagrams activities. We defined three levels of reading
and interpreting based on the principles of Iconology by Erwin Panofsky's. Also, we considered
Alan Paivio's Dual Coding Theory as a part of our theoretical framework for data analysis. The
results indicated that some students are unaware of the conventional meaning of compositional
elements of schematic diagrams, such as arrows and colours. We also found they do narrative
readings adding elements from their knowledge to the schematic diagrams. Also, they do not
always make the necessary inferences for the interpretation of the schematic diagrams; present
difficulties in expressing knowledge in verbal forms and through the elaboration of schematic
diagrams. Finally, results from the main study were similar in some respects to those from the
pilot study, including preconceptions about respiration. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|