Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40544
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_JoãoVitorLeitePedrosa.pdf6,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Kleber Melo e-
dc.contributor.authorPedrosa, João Vitor Leite-
dc.date.accessioned2021-04-14T21:22:31Z-
dc.date.available2021-04-14T21:22:31Z-
dc.date.issued2021-04-14-
dc.date.submitted2020-12-02-
dc.identifier.citationPEDROSA, João Vitor Leite. Avaliação experimental do plano alfa generalizado aplicado na proteção diferencial de barramentos. 2020. xiii, 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40544-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2020.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, a nova formulação alternativa do plano alfa generalizado, proposta por Bainy & Silva, foi aplicada na proteção diferencial de barramentos com o objetivo de avaliar experimentalmente o desempenho da técnica em comparação com o algoritmo de proteção do relé SEL-487B. Tal avaliação é justificada pela ausência de estudos que demonstrem as reais vantagens da utilização da técnica do plano alfa generalizado na proteção de barramentos, quando comparado com os algoritmos tradicionais reportados na literatura e utilizados por fabricantes. Para cumprir com os objetivos estabelecidos, o algoritmo do plano alfa generalizado alternativo foi integrado ao relé por meio da plataforma de programação livre disponibilizada pelo fabricante do dispositivo. O desempenho dos algoritmos é avaliado por meio da aplicação de diversos cenários de faltas internas, externas e evolutivas, via mala de testes no relé, em um sistema cuja configuração é barra dupla com disjuntor simples a cinco chaves, operando em 230 kV/60 Hz, modelado no Alternative Transients Program (ATP). Os resultados obtidos são analisados a partir dos critérios de confiabilidade, uniformidade da trajetória percorrida pelo elemento diferencial e tempos de atuação. Dessa maneira, foi mostrado como os algoritmos de proteção diferencial de barramentos embarcados em dispositivos reais podem ser beneficiados com o uso da técnica do plano alfa generalizado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação experimental do plano alfa generalizado aplicado na proteção diferencial de barramentospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordBarramentospt_BR
dc.subject.keywordProteção diferencialpt_BR
dc.subject.keywordPlano alfa generalizadopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In this work,the new alternative formulation of the generalized alpha plane, proposed by Bainy & Silva, was applied to busbar differential protection, in order to experimentally evaluate the performance of the technique in comparison with the protection algorithm of the SEL-487B relay. Such an assessment is justified by the absence of studies that demonstrate the real advantages of using the generalized alpha plane technique to protect busbars, when compared to the traditional algorithms reported in the literature and used by manufacturers. In order to reach the goals, the generalized alpha plane algorithm was integrated into the relay through the free-form programming interface provided by the device manufacturer. The performance of the algorithms is evaluated through the application of several scenarios of internal, external and evolving faults, via a test set in the relay, in a double bus single breaker five disconnects busbar, operating at 230 kV/60 Hz, modeled on the Alternative Transients Program (ATP). The obtained results are analyzed based on the criteria of reliability, uniformity of the trajectory covered by the differential element and operating times. Thus, it was presented how busbar differential protection algorithms embedded in real devices can benefit with the use of the generalized alpha plane technique.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Elétrica (FT ENE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.