Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Kleber Melo e | - |
dc.contributor.author | Pedrosa, João Vitor Leite | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-14T21:22:31Z | - |
dc.date.available | 2021-04-14T21:22:31Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-14 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-02 | - |
dc.identifier.citation | PEDROSA, João Vitor Leite. Avaliação experimental do plano alfa generalizado aplicado na proteção diferencial de barramentos. 2020. xiii, 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40544 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho, a nova formulação alternativa do plano alfa generalizado, proposta por
Bainy & Silva, foi aplicada na proteção diferencial de barramentos com o objetivo de avaliar
experimentalmente o desempenho da técnica em comparação com o algoritmo de proteção do
relé SEL-487B. Tal avaliação é justificada pela ausência de estudos que demonstrem as reais
vantagens da utilização da técnica do plano alfa generalizado na proteção de barramentos,
quando comparado com os algoritmos tradicionais reportados na literatura e utilizados por
fabricantes. Para cumprir com os objetivos estabelecidos, o algoritmo do plano alfa generalizado
alternativo foi integrado ao relé por meio da plataforma de programação livre disponibilizada
pelo fabricante do dispositivo. O desempenho dos algoritmos é avaliado por meio da aplicação
de diversos cenários de faltas internas, externas e evolutivas, via mala de testes no relé, em um
sistema cuja configuração é barra dupla com disjuntor simples a cinco chaves, operando em
230 kV/60 Hz, modelado no Alternative Transients Program (ATP). Os resultados obtidos são
analisados a partir dos critérios de confiabilidade, uniformidade da trajetória percorrida pelo
elemento diferencial e tempos de atuação. Dessa maneira, foi mostrado como os algoritmos de
proteção diferencial de barramentos embarcados em dispositivos reais podem ser beneficiados
com o uso da técnica do plano alfa generalizado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação experimental do plano alfa generalizado aplicado na proteção diferencial de barramentos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Barramentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Proteção diferencial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plano alfa generalizado | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this work,the new alternative formulation of the generalized alpha plane, proposed by
Bainy & Silva, was applied to busbar differential protection, in order to experimentally evaluate
the performance of the technique in comparison with the protection algorithm of the SEL-487B
relay. Such an assessment is justified by the absence of studies that demonstrate the real
advantages of using the generalized alpha plane technique to protect busbars, when compared
to the traditional algorithms reported in the literature and used by manufacturers. In order
to reach the goals, the generalized alpha plane algorithm was integrated into the relay through
the free-form programming interface provided by the device manufacturer. The performance
of the algorithms is evaluated through the application of several scenarios of internal, external
and evolving faults, via a test set in the relay, in a double bus single breaker five disconnects
busbar, operating at 230 kV/60 Hz, modeled on the Alternative Transients Program (ATP).
The obtained results are analyzed based on the criteria of reliability, uniformity of the trajectory
covered by the differential element and operating times. Thus, it was presented how busbar
differential protection algorithms embedded in real devices can benefit with the use of the
generalized alpha plane technique. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Elétrica (FT ENE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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