Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Rodrigues, Maria dos Remédios | - |
dc.contributor.author | Souza, Rodrigo Matos de | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-16T13:20:07Z | - |
dc.date.available | 2021-04-16T13:20:07Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-28 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Maria dos Remédios; MATOS-DE-SOUZA, Rodrigo. “Ignorância é Força”: algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’. Revista Brasileira de Jovens e Adultos, v. 8, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10428. Acesso em: 16 abr. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40563 | - |
dc.description.abstract | O presente ensaio discute o movimento escola sem partido em suas múltiplas variações, ora como projeto, ora como discurso e ainda como movimento político. Analisa, a partir de uma abordagem hermenêutica, em claro exercício de bricolagem, os textos e subtextos do movimento, propondo sua observação como fenômeno de viés autoritário, de controle dos espaços escolares a serviço do capital e do conservadorismo. Concluímos pela alertando os leitores para o perigo que ronda discursos como este, a constituição de uma sociedade autoritária. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado da Bahia (UNEB) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | “Ignorância é Força” : algumas considerações sobre o ‘Escola sem Partido’ | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensaios | pt_BR |
dc.rights.license | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Esta Revista é licenciada por Creative Commons - (CC BY NC) - Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10428. Acesso em: 16 abr. 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This essay discusses the "school without a party" movement in its multiple variations, sometimes as a project, sometimes as a discourse, and still as a political movement. It analyses, from a hermeneutic approach, in a clear exercise of bricolage, the texts, and subtexts of the movement, proposing its observation as a phenomenon of authoritarian bias, of control of school spaces at the service of capital and moral conservatism. We conclude by alerting readers to the danger that surrounds discourses like this, the constitution of an authoritarian society. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.unidade | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|