Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/40597
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AnaCatarinaFrancoDantasdeOliveira.pdf4,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBareicha, Paulo Sérgio de Andrade-
dc.contributor.authorOliveira, Ana Catarina Franco Dantas de-
dc.date.accessioned2021-04-20T14:07:21Z-
dc.date.available2021-04-20T14:07:21Z-
dc.date.issued2021-04-20-
dc.date.submitted2020-11-05-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ana Catarina Franco Dantas de. Pedagogia teatral: Stanislavsky para docentes. 2020. 152 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40597-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve por objetivo geral sistematizar uma experiência de ensino através dos ensinamentos de Konstantin Stanislavsky e dos exercícios teatrais do Diretor russo Mikhail Chumachenko. A dissertação dialoga com o conceito da Pedagogia Teatral; através dos diários de bordo dos alunos matriculados na disciplina Arte, Pedagogia e Cultura da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Busca-se sistematizar e compreender o processo de montagem do espetáculo "O pedido de casamento" da peça de Anton Chekhov. Para a análise dos diários, foi utilizada a técnica de análise do conteúdo de Laurence Bardin. As questões norteadoras para essa sistematização abordam a didática, o currículo e avaliação na disciplina. A pedagogia teatral é o tema central desta pesquisa qualitativa. Utiliza-se os círculos de atenção, o conceito de memória emotiva, o uso da partícula mágica "se", o trabalho de análise do texto, a atenção plena e a formação de grupo, aspectos fundamentais para a realização do trabalho e montagem da peça. A proposta pedagógica é composta por quinze aulas destinadas à formação de professores. A organização do trabalho pedagógico prevê a discussão sobre a parte curricular, didática e avaliativa do processo. Recomenda-se ao final, que pesquisas futuras continuem experimentando o Sistema Stanislavsky de outras maneiras.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePedagogia teatral : Stanislavsky para docentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPedagogia teatralpt_BR
dc.subject.keywordTeatro - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordSistema Stanislavskypt_BR
dc.subject.keywordTeatro - estudo e ensinopt_BR
dc.description.abstract1The present study aimed to systematize a teaching experience through the teachings of Konstantin Stanislavsky and the theatrical exercises of Russian Director Mikhail Chumachenko. This dissertation dialogues with the concept of Theater Pedagogy; through the bullet journal of students enrolled in the discipline of Art, Education and Culture at the Faculty of Education of the University of Brasília. It seeks to systematize and understand the process of production the show "The Wedding Proposal" of Anton Chekhov's play. For the analysis of the diaries, Laurence Bardin's content analysis technique was used. The guiding questions for this systematization address didactics, curriculum and evaluation in the discipline. Theatrical pedagogy is the central theme of this qualitative research. Attention circles, the concept of emotional memory, the use of the "if magic" particle, the text analysis work, mindfulness and group formation wereused. All of this aspects arefundamental for carrying out the work and the full production of the play. The pedagogical proposal consists of fifteen classes aimed at teacher training. The organization of the pedagogical work foresees a discussion on the curricular, didactic and evaluative part of the process. In the end, it is recommended that future research should continue to experiment Stanislavsky System in other ways.pt_BR
dc.contributor.emailmandapracatarina@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.