Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dias, Belidson | - |
dc.contributor.author | Rabelo, Danilo Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-20T14:26:21Z | - |
dc.date.available | 2021-04-20T14:26:21Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-20 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-21 | - |
dc.identifier.citation | RABELO, Danilo Nascimento. Feminilidades fílmicas de Sebastián Lelio, visualidades queer e educação. 2020. 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40598 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação é um estudo sobre visualidades queer e educação por meio da análise das
representações de feminilidades em três longas-metragens do cineasta chileno Sebastián
Lelio: Glória (2013), Uma Mulher Fantástica (2017) e Desobediência (2017). Nesses filmes,
as personagens encenam mulheres que lidam com as expectativas de normas de gênero do
mundo ocidental. O objetivo foi explorar essas representações em articulação com
posicionamentos e relações entre gênero, sexo, currículo e cultura visual. Trata-se de análise
concebida sob o viés dos estudos da Educação da Cultura Visual e da Teoria Queer, e que se
valeu da interpretação crítica fílmica e da pesquisa documental sobre essas abordagens. Nessa
investigação, ao se estudar, especialmente, os conceitos de “performatividades de gênero” de
Judith Butler (1990/2016), da “pedagogia da desobediência” de Dennis Atkinson (2018) e da
noção de “estranhar o currículo” de Guacira Louro (2018), foi possível identificar outros
modos de olhar e de estabelecer novos entendimentos sobre as representações fílmicas de
feminilidades. Além disso, permitiu-se questionar o que se considera como “normal” na nossa
sociedade, até mesmo no que diz respeito às normas de feminilidades. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Feminilidades fílmicas de Sebastián Lelio, visualidades queer e educação | pt_BR |
dc.title.alternative | Sebastián Lelio´s film femininities, queer visualities and education | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filmes cinematográficos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Feminilidades | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura visual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia queer | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo educacional | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Fernández, Tatiana | - |
dc.description.abstract1 | This dissertation is a study on queer visualities and education through the analysis of
representations of femininities in three feature films by the Chilean filmmaker Sebastián
Lelio: Gloria (2013), A Fantastic Woman (2017) and Disobedience (2017). In these films, the
characters stage women who deal with the expectations of gender norms in the Western
world. The objective was to explore these representations in conjunction with positions and
relationships between gender, sex, curriculum, and visual culture. This is an analysis
conceived under the bias of the studies of Visual Culture Education and Queer Theory, and
that used the filmic critical interpretation and documentary research on these approaches. In
this investigation, when studying, especially, the concepts of “gender performativity” of
Judith Butler (1990/2016), the “pedagogy of disobedience” of Dennis Atkinson (2018) and
the notion of “strange curriculum” of Guacira Louro (2018), it was possible to identify other
ways of looking and establishing new understandings about the filmic representations of
femininities. In addition, it allowed us to question what is considered as “normal” in our
society, even about the norms of femininities | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|