Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Kleber Melo e | - |
dc.contributor.author | Serpa, Vitor Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-20T16:12:16Z | - |
dc.date.available | 2021-04-20T16:12:16Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-20 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-04 | - |
dc.identifier.citation | SERPA, Vitor Ribeiro. Avaliação das proteções diferencial transversal e de distância aplicadas às linhas de transmissão de circuito duplo. 2020. 86 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40602 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado lida com a avaliação das proteções diferencial transversal e de
distância aplicadas às linhas de transmissão de circuito duplo. Com o intuito de se avaliar o
desempenho destes elementos de proteção, simulações computacionais e procedimentos
experimentais foram realizados em sistemas modelados no software ATP (Alternative
Transients Program). As simulações computacionais consistiram na análise da resposta em
regime transitório de curto-circuito de cada elemento de proteção, além de análises de
sensibilidade paramétrica, por meio da variação de parâmetros de falta e do sistema,
baseando-se em grandezas de regime permanente. Para se avaliar o desempenho da proteção
diferencial transversal experimentalmente, o algoritmo da proteção foi implementado em um
relé comercialmente disponível e testado em um sistema real modelado do Sistema Interligado
Nacional (SIN). O desempenho da proteção diferencial transversal foi comparado com o
algoritmo de distância nativo do relé de proteção, por meio de uma metodologia de simulações
em massa. Para isto, uma base de dados de curto-circuito foi reproduzida em um equipamento
de testes de relés de proteção e estes elementos de proteção foram comparados por meio da
análise de suas operações. De acordo com os resultados obtidos, é concluído que a proteção
diferencial transversal é capaz de promover uma maior cobertura da linha no modo instantâneo
quando comparada com a proteção de distância. Além disto, esta pode ser usada para se
complementar os esquemas de proteção, especialmente durante falhas de comunicação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação das proteções diferencial transversal e de distância aplicadas às linhas de transmissão de circuito duplo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Proteção diferencial transversal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Proteção de distância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linhas de transmissão - proteção diferencial | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This master's dissertation deals with a performance evaluation of the cross-differential and
distance protection applied to double-circuit transmission lines. In order to assess these
protection elements performance, computational simulations and experimental procedures were
carried out in systems modeled on ATP (Alternative Transients Program) software. The
computational simulations consisted on analyzing the short-circuit transient response of each
protection element and also sensitivity analyses through fault and system parameters variation,
based on steady-state quantities. In order to evaluate the cross-differential protection
experimentally, the protection algorithm was implemented in a commercially available relay and
tested using a real modeled system of Brazilian Interconnected System. The cross-differential
protection performance was compared with the relay's native distance element through a
massive simulation scheme. To do so, a short-circuit database was reproduced by a protective
relay test equipment and the protection elements were compared by the observations of their
operation. According to obtained results, it is concluded that the cross-differential protection can
provide a greater coverage of the line in the instantaneous mode when compared to distance
protection. Furthermore, it can be used in order to complement the protection schemes,
especially during communication loss. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Elétrica (FT ENE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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