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Título: Mulheres, clima e agenda 2030 : narrativas verbais-imagética para não deixar ninguém para trás
Outros títulos: Women, climate and 2030’s diary : verbal imagetic narratives to leave no one behind
Autor(es): Hidalgo Munhoz, Rachel
Ruiz Goulart, Ana Lúcia
Santos, Rita Silvana Santana dos
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6770-0106
https://orcid.org/0000-0002-3676-717X
https://orcid.org/0000-0002-9499-7272
Assunto: Mulheres
Agenda 2030
Fotografia
Mudanças climáticas
Desenvolvimento sustentável
Data de publicação: 1-Fev-2021
Editora: FURG - Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental
Referência: HIDALGO MUNHOZ, Rachel Aline; RUIZ GOULART, Ana Lúcia; SANTOS, Rita Silvana Santana dos. Mulheres, clima e agenda 2030: narrativas verbais-imagética para não deixar ninguém para trás. Ambiente & Educação, v. 25, n. 3, p. 140–167, 2021. DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.12354. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/12354. Acesso em: 20 abr. 2021.
Resumo: Este artigo apresenta a interpretação de fotografias como fonte de pesquisa para dialogar com mulheres em suas realidades, compondo tais linguagens com atenta escuta de suas histórias de vida, antes e depois do ato fotográfico. Junto à pesquisa e argumentação, com base nos princípios para territorialização da Agenda 2030, concluiu-se que as identidades reveladas por uma câmera, e pela subjetividade das autoras, produziu singularidades entre duas mulheres agricultoras na Ilha do Leonídio, em Rio Grande-RS, que também são produzidas em outras localidades, frente aos impactos ambientais.
Abstract: This article presents the interpretation of photographs as a source of research to dialogue with women in their realities, composing such languages with attentive listening to their life stories, before and after the photographic act. Along with research and argumentation, based on the principles for territorialization of the Agenda 2030, it was concluded that the identities revealed by a camera, and by the authors' subjectivity, produced singularities between two women farmers on the Ilha do Leonídio, in Rio Grande-RS, which are also produced in other locations, given the environmental impacts.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i3.12354
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