Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/4062
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_JairJoseMaldaner.pdf485,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O inconsciente na prática pedagógica
Autor(es): Maldaner, Jair José
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Assunto: Psicologia educacional
Inconsciente (Psicologia)
Práticas pedagógicas
Data de publicação: 6-Abr-2010
Referência: MALDANER, Jair José. O inconsciente na prática pedagógica. 2009. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar, a partir da relação entre educação e psicanálise, o lugar do inconsciente na prática pedagógica. O percurso teórico traçado começa pela análise do discurso psicopedagógico hegemônico fundamentado, em especial, na crença de que o professor apropriando-se dos pressupostos teórico-metodológicos do processo ensino-aprendizagem poderia assegurar o controle de sua ação e o sucesso dos alunos. Assim, a partir da descrição e sucinta análise das tendências da educação que fundamentam as práticas pedagógicas dos professores apresenta o campo das possíveis relações e aproximações entre a educação e a psicanálise. Este trabalho, epistemologicamente, inscreve-se na postura transdisciplinar que tem o paradigma da complexidade como um de seus pilares. É uma pesquisa na abordagem qualitativa orientada por conhecimentos advindos da Psicanálise. Foram cinco sujeitos professores da pesquisa e o dispositivo utilizado a elaboração da memória educativa complementado com a entrevista semi-estruturada. A memória, núcleo central da concepção freudiana é, neste trabalho, reconhecida como enunciação mínima do sujeito e possibilidade da expressão de conteúdos inconscientes no cenário escolar. A pesquisa aponta possíveis contribuições que a psicanálise pode oferecer à educação e em especial às práticas pedagógicas dos professores no sentido de reconhecer que, para além dos aspectos conscientes há possíveis elementos manifestos da ordem do inconsciente no fazer docente. Evidencia também a importância desta compreensão na formação inicial e continuada na medida em que a psicanálise não pode e não deve propor fins e meios educativos, mas pode elucidar sobre aquilo que não deve ser feito em matéria educativa, ou seja, colocar no eixo da ética a intervenção do adulto no espaço escolar. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aims to investigate the role of the unconscious on the pedagogical praxis, starting from the relationship between education and psychoanalysis. The delineated theoretical route begins on the analysis of the hegemonic psychopedagogical discourse which has been based on the belief that the teacher could ensure the control of his/her action and the students`success, by appropriating the theorectical and methodological presuppositions of the teaching and learning process. Thus, from the description and the succinct analysis of the tendencies in education which support the teachers` pedagogical praxis, it discloses the field of the possible relations and similarities between the education and the psychoanalysis. This work, in an epistemological way, is inserted on the transdisciplinary position that has the complexity paradigm as one of its pillars. The research has a qualitative approach and it is oriented by the knowledge resulting from the Psychoanalysis. There were five teachers as the studied subjects and the used research tool was the elaboration of the educational memory, supplemented by the semi structured interview. The memory, the central nucleus of the Freudian conception, is recognized in this work as the minimal representation of the subject and the possibility of expression of the unconscious contents within the school scenario. The research shows possible contributions that the psychoanalysis may offer to education, and especially the teachers`pedagogical praxis to recognize that, in addition to the conscious aspects is possible manifest elements of the unconscious in order to staff. Also shows the importance to the initial and continuous teachers`formation in that psychoanalysis can not and should propose goals and educational means, but it can shed light on what not to do in education, that is, into the axis of ethics the intervention of the adult at school.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2009.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.