http://repositorio.unb.br/handle/10482/40623
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CAPITULO_Meta-AvaliacaoTempos.pdf | 686,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Meta-avaliação em tempos de pandemia: para que servem as intervenções da covid-19? |
Autor(es): | Hartz, Zulmira Rehem, Tânia Cristina Morais Santa Bárbara Craveiro, Isabel |
Assunto: | Avaliação Epidemias Covid-19 Política de saúde |
Data de publicação: | 2021 |
Editora: | Conselho Nacional de Secretários de Saúde |
Referência: | HARTZ, Zulmira; REHEM, Tania; CRAVEIRO, Isabel. Meta-avaliação em tempos de pandemia: para que servem as intervenções da covid-19?. In: SANTOS, Alethele de Oliveira; LOPES, Luciana Tolêdo (org.). Principais Elementos. Brasília: Conselho Nacional de Secretários de Saúde, 2021. p. 168-180. (Coleção Covid-19, v. 1). Disponível em: https://www.conass.org.br/biblioteca/volume-1-principais-elementos/. Acesso em: 23 abr. 2021. |
Resumo: | A pandemia de COVID-19 vem afetando todo o mundo, causando, até o momento, cerca de 33.034.598 casos confirmados, 302.277 novos casos e 996.342 mortes. O Brasil vem investindo em diversas medidas para o enfrentamento da doença, entre as quais um importante investimento em realização de pesquisas. Este ensaio tem como objetivo refletir sobre a realização de meta-avalição trazendo subsídios para a elaboração do estudo, nos diversos cenários, inclusive em situação de pandemia. Trata-se de um ensaio sobre meta-avaliação, em que as bases teóricas e conceituais foram buscadas em livros e artigos. O Brasil contratou 126 pesquisas, sendo 66,6% relacionadas com avaliação, por meio de Chamada Pública. No contexto atual, no qual foi demandado um quantitativo importante de pesquisas avaliativas para nortear as melhores estratégias no enfrentamento da COVID-19, torna-se de suma importância a realização de estudos de meta-avaliação, a qual pode ser definida como a avaliação da avaliação. O uso da meta-avaliação deve ser incentivado, sendo entendida como uma ferramenta crucial para o aperfeiçoamento e desenvolvimento do SUS, pois a ausência de avaliar as avaliações permite que práticas avaliatórias inconsistentes possam ser consideradas e que possam induzir ou fundamentar decisões equivocadas por parte dos gestores. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade UnB Ceilândia (FCE) Curso de Enfermagem (FCE-ENF) |
Licença: | © 2021 – 1ª Edição CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE SAÚDE – CONASS É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citadas a fonte e a autoria. As opiniões emitidas na presente publicação são da exclusiva responsabilidade do autor, sem representar posicionamentos oficiais da Organização Pan-Americana da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde. A Coleção COVID-19 é distribuída gratuitamente. Proibida a comercialização. |
Aparece nas coleções: | Livros e afins UnB - Covid-19 |
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