Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Coelho, Cristina Massot Madeira | - |
dc.contributor.author | Carmo, Ildete Batista do | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-26T00:48:51Z | - |
dc.date.available | 2021-04-26T00:48:51Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-25 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-02 | - |
dc.identifier.citation | CARMO, Ildete Batista do. Identidade étnico-racial: infância, escola, família e subjetividade. 2020. 159 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/40641 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente produção teórica teve como foco principal a articulação teórica entre estudos
da identidade étnico-racial, infância, escola, família e Teoria da Subjetividade
desenvolvida por González Rey (2017), que numa perspectiva de uma psicologia cultural-
histórica propôs compreender a dimensão subjetiva de fenômenos sociais complexos para
a constituição da psique. Avançamos na compreensão do racismo na sua dimensão
subjetiva histórica e culturalmente constituída na subjetividade social brasileira, na
história singularizada da pessoa e nos diversos contextos de suas vidas. A pesquisa teve
como objetivo compreender configurações subjetivas constituintes da identidade étnico-
racial de uma criança negra. Considerando sua história de vida e relações estabelecidas
no contexto inter-relacional familiar e escolar, realizamos discussões e aproximações
teóricas com autores como Hall (2006), Cavalleiro (2006), Bento (2011), Teodoro (2018),
Gomes (2018), Munanga (2009) em articulação com a Teoria da Subjetividade de
González Rey (2017) e a Epistemologia Qualitativa e Metodologia construtivo-
interpretativa. Configurado como um estudo de caso, a pesquisa foi realizada numa escola
pública da Região Administrativa do Distrito Federal com uma estudante com 8 anos de
idade do segundo ano do ensino fundamental. A produção das informações ocorreu por
meio de instrumentos favorecedores da expressão subjetiva da participante: dinâmicas
conversacionais, sessões de rodas de conversas, histórias seguidas de desenhos, jogos
dramáticos e de faz-de-conta, além de lives produzidas pela própria criança. Nesse
processo dialógico-afetivo desenvolvido com a estudante foi possível conjecturar que
Arabela vive de modo tensional e contraditório a experiência de ser uma criança negra,
na contradição entre família e escola. No contexto social familiar com positividade,
porém, no contexto social escolar, emergem experiências negativas com relação à sua cor
de pele, cabelo, levando a atitudes de silenciamento, choro, isolamento social, o que
configura um processo de sofrimento emocional silencioso. A relação dialógica
construída com a participante envolveu tensionamentos, descobertas, apreciação e
identificação da criança com a pesquisadora, o que favoreceu emergência de novas
configurações de sentidos subjetivos de processos de identificação positiva de si. A
pesquisa também produziu visibilidade e inteligibilidade sobre crenças, valores
imbricados na subjetividade social da escola e na subjetividade individual dos
profissionais, que se desdobrou em diálogos tensionadores sobre as situações de racismo
produzidos, vivenciados e silenciados no cotidiano da escola. Reconhecemos que os
tensionamentos e conflitos são um caminho importante na produção de novas vias de
subjetivação que podem gerar mudanças pessoais e sociais. A partir do que foi estudado,
propõe-se avanços no que concerne às representações teóricas da identidade como
configuração subjetiva e o que cada pessoa individualmente subjetivará de forma singular
diante da experiência do racismo, mesmo sendo um fenômeno macroestrutural. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Identidade étnico-racial : infância, escola, família e subjetividade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade racial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Família | pt_BR |
dc.subject.keyword | Subjetividade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This theorethical production had as its main focus on the theorethical connection among
studies on ethno-racial identity, childhood, school, family and the Theory of Subjectivity,
which was developed by González Rey (2017) that sought to understand the subjective
dimension of complex social phenomena resulting in the construction of the psyche in the
light of a cultural-historical Psychology. We have made progress in understanding racism
and how it has been subjective, historical and culturally constructed in Brazilian social
subjectivity, in the individual’s unique upbringing and diverse backgrounds. This study
aimed to comprehend the subjective processes which have framed the ethno-racial
identity of a black child. Considering her life story and established relationships within
the context of family and school interrelationships, we carried out discussions and
theoretical approaches to authors such as Hall (2006), Cavalleiro (2006), Bento (2011),
Teodoro (2018), Gomes (2018) and Munanga (2009) jointly with González Rey’s Theory
of Subjectivity and Qualitative Epistemology and the Constructive-Interpretative
Method. In order to achieve the research’s objevtive, a case study was conducted with a
eight-year-old student in second grade of elementary school from a public school located
in the administrative region of Federal District, Brazil. The manufacturing of the data was
carried out by analytical tools which facilitated the participant’s subjective expressions,
such as: conversational dynamics, sessions of round-table talks, storytelling through
drawings, dramatic games of make-believe, besides live streamings produced by the very
child. Through this dialogic and affective interaction, which was developed by the child,
we could realized that Arabela experiences how stressful and conflicting the life of a black
child can be, in the contradiction between family and school. She has a positive attitude
concerning family relationships, although when it comes to school environment, she faces
some negative experiences due to her skin colour and hair, which lead to self-silencing
behaviour, crying and social isolation resulting in a process of silencing emotional
distress. The dialogical relastionship, that was built with the participant, resulted in
tensions, realizations, appreciation and the child’s identification with the researcher
which estimulated the emergency of new configurations of subjective senses concerning
the processes of positive self-identification. This research also enchanced visibility and
intelligibility regarding beliefs, values that are interwoven in school social subjectivity as
well as in the school professionals’ individual subjectivity which unfolded tensioned
dialogues about racism that is promoted, experienced and silenced in school routine. We
aknowlegde the tensions and conflicts are an important path in order to produce new ways
of subjectivation that may cause individual and social changes. From all that has been
studied so far, we suggest that we move forward regarding the theoretical framework of
identity as a subjective confuguration and what each person might subjectify racism in a
unique way, even it is a macro-structural phenomenon. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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